Portugueses lá fora

Na rubrica “Portugueses lá fora” desta semana, relativa ao basquetebol em cadeira de rodas, destaque para o CS Meaux, que venceu o Lyon Basket, no duelo entre os portugueses Christophe da Silva e Valter Mendes, na Nationale A, em França – 46-68.

Atletas | Competições | Treinadores
9 MAI 2018

Em Espanha, na 2.ª divisão, o Servigest Burgos caiu na final da Final Four frente ao Fundación Vital Zuzenak por 61-44, depois de bater os galegos do Basketmi Ferrol, na meia-final (37-44), pelo que falhou a vaga direta de acesso à División de Honor. No entanto, a formação de Hélder da Silva acalenta ainda a possibilidade de subida, já que defronta no próximo sábado o penúltimo classificado da División de Honor da presente época, o Casa Murcia Getafe BSR.

 

Nota: Foto de Nath Leroy

Lyon Basket Fauteil 46-68 CS Meaux

Num jogo de desfecho previsível, dada a disparidade das forças, uma que luta pela manutenção e outra que ambiciona o título, o CS Meaux confirmou o favoritismo, mas não sem ter de suar. Incisivos, os atuais campeões franceses impuseram o seu jogo e chegaram ao intervalo a vencer na casa das dezenas (21-32). A partida tomava o seu curso natural, mas o Lyon Basket demonstrou que ainda tinha uma palavra a dizer na segunda parte, encurtando a desvantagem para apenas quatro pontos no final do terceiro período – 36-40. Nos dez minutos derradeiros, três triplos consecutivos do CS Meaux acabaram com as esperanças dos locais, que não foram capazes de voltar a reagir. Do lado lionês, Valter Mendes esteve cinco minutos em campo, não registando qualquer ponto e somando dois ressaltos. Já Christophe da Silva averbou 5 ressaltos e 1 assistência. Parciais: 12-20 / 9-12 / 15- 8 / 10-28.

 

Basketmi Ferrol 37-44 Servigest Burgos

Na Final Four da 2.ª divisão espanhola, o Servigest Burgos deu o primeiro passo rumo à promoção ao bater a formação galega do Basketmi Ferrol. Num duelo entre dois dos melhores jogadores de pontuação alta a atuar neste escalão, Pablo Miguel Lopez “Piti” (21 pts, 7 ressaltos e 2 assistências) ganhou o mano a mano com o internacional brasileiro Luciano da Silva (19 pts, 14 ressaltos) e ajudou a sua equipa a carimbar a passagem para a final. Hélder da Silva registou 7 pontos, 2 ressaltos e 2 assistências em 37 minutos. Parciais: 8-8 / 6-13 / 10-11 / 13-12

 

Servigest Burgos 44-61 Fundación Vital Zuzenak

Na final, coube ao Servigest Burgos enfrentar os bascos do Fundación Vital Zuzenak, que surpreenderam ao eliminar Alcorcón, equipa invicta na fase regular da liga. A jovem equipa voltou a entrar em campo de forma temerária, sem se intimidar com a veterania e experiência dos burgaleses. A supremacia basca foi de tal forma evidente que ao cabo de 20 minutos jogados, a vantagem já ascendia a 19 pontos. Para o sucesso de Zuzenak muito contribuiu a prestação de Ruben Viso, autor de 17 pontos, 10 assistências e 6 ressaltos. Do lado de Burgos, de nada valeram os 32 pontos, 8 ressaltos e 1 assistência de “Piti”, num dia francamente desinspirado dos seus companheiros. Hélder da Silva não fugiu à regra e os 24 minutos que esteve em campo saldaram-se apenas em 2 ressaltos e 3 assistências. Apesar da derrota, o Servigest Burgos terá uma última oportunidade de lutar pela promoção ao máximo escalão do país vizinho. Para tal, terá de bater em jogo único o penúltimo classificado da División de Honor 2017/2018, o Casa Murcia Getafe BSR. Parciais: 14-9 / 2-16 / 18-16 / 10-10

 

 

Atletas | Competições | Treinadores
9 MAI 2018

Mais Notícias