Portugueses lá fora: contingente luso com protagonismo crescente
Ibrahim Mandjam “resiste” em Itália na luta pelo playoff; Alexandre Conde com resultados positivos na Alemanha

Competições
20 FEV 2025
Em nova rubrica “Portugueses lá fora”, destacamos os resultados de Ibrahim Mandjam, em Itália, que tem contribuído para que o Amicacci Abruzzo se mantenha na “corrida” ao playoff. Na Alemanha, Alexandre Conde, dos Koln 99ers, vê consolidada a posição da sua equipa no meio da tabela e procura o melhor resultado possível, sem descartar a “intromissão” nas meias-finais da prova, face à aproximação ao quarto posto. Miguel Reis, dos quadros do RSV Bayreuth, vê cada vez mais perto a garantia da manutenção, no principal escalão germânico.
Olhamos ainda as prestações dos atletas nacionais a atuar nos escalões secundários germânicos e italiano, na Suíça, França, Espanha e Reino Unido.
Alemanha
Bundesliga 1
Janeiro fechou com vitória sonante dos Koln 99ers sobre o colosso RSV Lahn Dill – 64-56 -, encontro no qual Alexandre Conde – 4.0 – não constituiu aposta, cenário oposto ao constatado no duelo, fora de portas, com o Baskets Hamburg – 51-66 -, ao registar 1 ressalto e 1 assistência (10:59 min).
A formação de Colónia embalou para um terceiro triunfo consecutivo, no reduto do RSV Bayreuth – 63-87 -, “casa” do compatriota e internacional A Miguel Reis – 4.0 -, que averbou 4 ressaltos e 1 assistência (7:47 min). Alexandre Conde somou 4 ressaltos e 1 roubo de bola (11:15 min).
- Foto: Dirk Ellmer
- Foto: Dirk Ellmer
O RSV Bayreuth espreitou a terceira vitória da temporada, na Bundesliga 1, na receção ao RBB Munchen Iguanas – 62-70 -, mas vacilou nos minutos derradeiros, onde os forasteiros exibiram maior frieza. Miguel Reis foi a jogo (9:42 min) e capitalizou a aposta com 2 pontos, 1 ressalto e 1 assistência.
Seguiu-se uma derrota, com estrépito, na visita ao todo-poderoso RSV Lahn-Dill – 99-46 -, embate com a presença de Miguel Reis (17:45 min), autor de 2 pontos e 1 assistência.
Bundesliga Pro B
No encerramento da fase regular do segundo escalão germânico, David Lima – 5.0 -, do SGH Berlin, não foi feliz e perdeu diante de Paderborner Ahorn-Panther – 43-61 – (6 pontos; 20:14 min) e RSC Osnabruck – 33-68 – (2 pontos: 17:25 min). O último posto na tabela não significa a despromoção, já que está previsto um alargamento de clubes, na temporada 25/26.
Landesliga
Já no quarto patamar do BCR do país, David Lima, que acumula funções de treinador e jogador no RSC Berlin, obteve desfechos contrários: vitória sobre o SG Rolling Thunders/Lions 2 – 48-38 – (14pts; 25:14 min) e derrota, por curta margem, ante o Rolling Baskets Magdeburg 2 – 40-38 – (12pts; 30 min).
Regionalliga
No equivalente à terceira divisão germânica, os Lux Rollers, ainda privados de Paulo Soeiro – 1.0 -, também saldaram os seus últimos encontros por desenlaces inversos: a equipa do Grão-Ducado superou SGK Rolling Chocolate – 38-54 -, mas cedeu às mãos do Rhine River Rhinos Wiesbaden 2 – 63-24.
Itália
Série A
Embora espinhosa, a missão do Amicacci Abruzzo chegar aos playoffs ganhou fôlego, com duas vitórias, nos últimos três jogos. A equipa orientada por Carlo Di Giusto venceu o Special Bergamo Sport – 39-71 -, de forma clara, com números interessantes de Ibrahim Mandjam – 4.0 -, que apontou 4 pontos, aos quais juntou 4 ressaltos e 1 roubo de bola (22:46 min).
- Foto: Danilo Scaccabarossi
- Foto: Danilo Scaccabarossi
Seguiu-se uma derrota agónica – uma tendência “amarga” da corrente temporada -, na visita a Santo Stefano – 53-52 -, segundo classificado. Ibrahim Mandjam voltou a fazer compensar a aposta, ao amealhar 4 pontos (4:47 min).
Ver esta publicação no Instagram
No mais recente desafio, a turma de Giulianova derrubou a oposição do terceiro classificado, Asinara Waves E-Ambiente – 70-62. Ibrahim Mandjam averbou 4 ressaltos (24:01 min).
Série B
O SSD Santa Lucia segue imparável, com o regresso à Série A na mira. O coletivo da capital italiana preservou o registo imaculado, ao impor-se a Pontecagnano Faiano – 33-68 -, despique em que Ismael de Sousa – 3.0 – inscreveu o seu nome na folha de marcadores, com 2 pontos. Repetiu-se o final favorável aos romanos, na deslocação ao recinto dos I Ragaz di Panormus – 37-64. Desta feita, o luso acrescentou 4 pontos ao placar. No regresso a casa, perante um público assinalável, o SSD Santa Lucia passou o teste perante o CUS Catania – 64-29 -, tendo o ex-APD Sintra marcado 6 pontos.
Espanha
Primera División
A difícil campanha do Basketmi Ferrol conheceu mais dois capítulos menos positivos. A formação galega, em franca reconstrução, foi suplantada, como visitada, pelo Santa Cruz – Tenerife Fundacion CBC – 48-57 -, apesar dos esforços de Hélder Moreira – 4.5 – (9pts, 5res; 40 min) e João Castro – 2.0 – (6pts, 5ast, 2res; 40 min). Na visita a outro emblema das ilhas, o Sureste Gran Canaria Santa Lucia, o Basketmi Ferrol não foi capaz de conter o poderio local – 64-38. Hélder Moreira reclamou o estatuto de maior ressaltador do encontro – 13 -, a que aliou 4 pontos e 1 assistência (23:46 min). João Castro teve uma colheita de 7 pontos, 2 assistências e 4 ressaltos (33:31 min).
Num campo tradicionalmente complicado, o Basketmi Ferrol não conseguiu desafiar o favoritismo do Fundacion Vital Zuzenak – 55-42. Os atletas lusos não escaparam às baixas percentagens de lançamento que assolaram toda a equipa, mas foram, ainda assim, dos mais inconformados: João Castro arrecadou 6 pontos, 4 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola (37:02 min). Hélder Moreira acumulou 6 pontos e 3 ressaltos (24:21 min).
Suíça
Grupo B
Os Ticino Bulls continuam em alta, no segundo escalão do BCR helvético, que lideram, ao conquistarem triunfos sobre o RCZS Hurricanes – 45-31 -, com a marca de Nuno Silva – 1.0 – (2pts). A tarefa foi ainda mais simples, no sucesso alcançado, no terreno do Zuri Highland Bulls – 19-60 -, embate pontuado pelo elevado acerto do extremo português, que apontou 11 pontos.
França
Nationale 1
Colocado no meio da tabela da Nationale 1, o CS Meaux 2, de Christophe da Silva – 1.0 -, ausente por lesão, e Yuri Fernandes – 2.5 -, recebeu e venceu o Ent. Sp. Blanquefort Bordeaux Metropole Handisport – 60-51. Yuri Fernandes somou 3 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola (22:43 min).
Veio depois uma derrota inglória, no compromisso caseiro com Strasbourg – 47-48 -, na qual o extremo ex-Trovões teve como principais incidências estatísticas 1 ressalto e 1 roubo de bola (7:29 min).
Reino Unido
Premier League
Os Mohawks, de Luís Domingos – 2.5 -, penúltimos na Premier League, não levaram avante as suas intenções, no confronto com os Reading Rockets – 82-62 -, de Tom Smith – 4.0 -, internacional britânico, com raízes lusas, que envergou a camisola da extinta equipa de BCR, Quarteira Tubarões. O internacional A ofereceu réplica assinalável, expressa em 1 ponto, 6 assistências e 5 ressaltos (32 minutos).
Perante os London Titans, formação que encerra o pódio da Premier, os Mohawks foram vergados por 58-30, não obstante a boa prestação de Luís Domingos: 6 pontos, 5 assistências e 4 ressaltos (31 min).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.