Pré-convocatória da Seleção Nacional de seniores masculinos

Grupo alargado de atletas sob observação antes do arranque da fase Qualificação para o EuroBasket 2025

Seleções
27 NOV 2023

Tendo em vista a Qualificação para o EuroBasket 2025, foi revelado o lote de atletas observados pela equipa técnica nacional e que podem integrar as futuras convocatórias da Seleção Nacional de seniores masculinos.

O início da preparação para a primeira janela de qualificação está agendado para o dia 15 de fevereiro de 2024, data em que se deverão apresentar os jogadores convocados que não tenham jogos de competições oficiais no fim-de-semana seguinte. Os restantes atletas convocados deverão apresentar-se no dia 18 de fevereiro, mediante a convocatória final que será oportunamente publicada.

Portugal está inserido no Grupo A de qualificação, com a equipa das Quinas a enfrentar no dia 22 de fevereiro, em Odivelas, a Seleção de Israel e, três dias depois (25 de fevereiro), a Ucrânia. O jogo com a Ucrânia será disputado em Vilnius (Lituânia) ou em Riga, na Letónia.

Eis a lista de atletas pré-convocados:

Jogador Clube
André Cruz Sporting CP
Anthony da Silva Besançon (França)
Cândido Sá Portimonense SC
Carlos Cardoso Sporting CP
Daniel Relvão SL Benfica
Diogo Araújo Sporting CP
Diogo Brito ICG Força Lleida (Espanha)
Diogo Gameiro SL Benfica
Diogo Ventura Sporting CP
Francisco Amarante Alimerka Oviedo Baloncesto (Espanha)
Gonçalo Delgado CD Póvoa
João Guerreiro FC Porto
José Barbosa SL Benfica
Miguel Cardoso FC Porto
Miguel Queiroz FC Porto
Neemias Queta Boston Celtics (EUA)
Nuno Sá FC Porto
Pedro Bastos Vitória SC
Rafael Santos Grupo Alega Cantabria (Espanha)
Ricardo Monteiro CB Almansa Con Afanion (Espanha)
Rúben Prey Joventut Badalona (Espanha)
Sérgio Silva SL Benfica
Travante Williams Baxi Manresa (Espanha)
Vladyslav Voytso Grupo Alega Cantabria (Espanha)

Revelados os nomes que estão sob observação da equipa técnica nacional liderada por Mário Gomes, o selecionador nacional comentou o grupo de atletas supramencionado, referindo que o objetivo passa por dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, garantido que a meta do grupo de trabalho passa por marcar presença na fase final do Campeonato da Europa de 2025: “Esta é uma lista mais alargada que a FIBA exige. São atletas sempre em observação e que poderão ser convocados. A Pré-convocatória de fevereiro vai ser mais curta, mas mantemos todos em observação. Há ainda mais alguns, mas que não fazia sentido colocar nesta lista. De qualquer das maneiras, tanto quanto sei, não há grandes novidades além destes nomes nesta lista. Esta lista permite cobrir a futura convocatória e as formalidades com a FIBA. Tem elementos mais novos como o caso do André Cruz e do Rúben Prey. Tem o Neemias, mas sabemos que o Neemias tem outros compromissos que praticamente impossibilitam a sua vinda à seleção. Há outro nome, que é o Anthony da Silva, que também tem vindo a ser observado há já algum tempo. No fundo é uma lista de continuidade, que é o que faz sentido neste momento. Trabalhamos para construir um grupo que esteja pronto para jogar no caso de se apurar para a fase final do EuroBasket 2025. Esse é o grande objetivo e pelo qual vamos lutar”, afirmou.

Relativamente ao estágio, que se inicia no dia 15 de fevereiro para os atletas que não tenham compromissos desportivos e em virtude da paragem da principal competição nacional, a equipa das Quinas começara mais cedo a preparação para os jogos com Israel e a Ucrânia: “No que diz respeito ao estágio, vamos aproveitar o tempo que tivermos. Na altura em que se perspetivou a possibilidade de não haver jogos nesse fim de semana, a maioria dos atletas jogavam em Portugal e, portanto, poderíamos trabalhar com a equipa quase completa mais três ou quatro dias do que é habitual. Algo que é essencial dado que não nos reunimos há seis meses. Atualmente a situação mudou, alguns jogadores foram jogar para fora, foram à procura de melhores situações e seguirem a carreira fora de Portugal. Resolvemos manter o arranque do estágio para dia 15 de fevereiro, com os jogadores que estiverem disponíveis mediante os compromissos competitivos desse fim de semana, mais alguns que fazem parte da lista de observação dos Sub20, para podermos ganhar algum tempo para depois termos a equipa toda junta nos três dias que restarão antes do jogo. O plano é juntarmos todos os jogadores nesse período para começarmos a trabalhar o mais cedo possível”, concluiu Mário Gomes.

Depois da participação no inédito torneio de Pré-qualificação para os Jogos Olímpicos deste ano, a Seleção nacional de seniores masculinos regressa à ação em fevereiro de 2024 com o foco no apuramento para o EuroBasket 2025!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

PRÉ-CONVOCATÓRIA QUALIFICAÇÃO EUROBASKET 2025

Seleções
27 NOV 2023

Mais Notícias