Primeira etapa do Circuito Neemias Queta decorre este fim de semana
Pavilhão Municipal Prof. Miranda de Carvalho será o palco para o arranque do evento

Minibasquete
4 ABR 2025
O primeiro Circuito Nacional de Minibasquete do Neemias Queta decorrerá já este fim de semana. Em conversa com Bruno Cazeiro, Diretor Técnico do Minibasquete, este referiu que se trata de “um marco histórico para o Basquetebol em Portugal”. Este circuito, que presta homenagem ao percurso excecional do atleta Neemias Queta, tem como objetivo incentivar a prática regular do minibasquete, promovendo o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social dos jovens atletas.Nas várias etapas, “espera-se uma grande adesão de clubes e jovens atletas, especialmente motivados pelas associações regionais de Basquetebol. A participação de várias equipas proporcionará um ambiente competitivo e de troca de experiências e aprendizagens significativas entre os atletas”, destaca Bruno Cazeiro. Acrescenta ainda que “o ambiente deverá ser de entusiasmo e camaradagem, com pais e clubes fortemente envolvidos no apoio aos jovens praticantes. A colaboração entre clubes e associações será fundamental para o sucesso do evento”.
A primeira etapa terá lugar no Pavilhão Municipal Prof. Miranda de Carvalho, no Porto, no dia 6 de abril, domingo, entre as 8h30 e as 13h00. Eis o cartaz:

Segue-se o calendário das próximas etapas:
- 19 de abril: Pavilhão D. Bosco, Salesianos de Évora (AB Alentejo Norte), das 14h00 às 18h00.
- 25 de abril: Pavilhão Municipal, Basket Club Limiense (AB Viana do Castelo), das 14h00 às 18h00.
- 26 de abril: Pavilhão António Júlio Silva, Grupo Recreativo Independente Brandoense (AB Aveiro), das 9h30 às 12h30.
- 27 de abril: Pavilhão Rainha D. Leonor, Sporting Clube das Caldas (AB Leiria), das 9h00 às 18h00.
- 3 de maio: Pavilhão Municipal de Beja, Beja Basket Clube (AB Alentejo Sul), das 14h00 às 18h00.
- 24 de maio: Local e horário a definir, Futebol Clube Barreirense (AB Setúbal).
- 25 de maio: Pavilhão da Escola Secundária da Chamusca, Chamusca Basket Clube (AB Santarém), das 9h30 às 13h30.
Quanto às próximas datas, as expectativas são elevadas. “O número de etapas poderá aumentar no próximo ano, dependendo do sucesso desta edição. O objetivo é expandir o circuito, envolvendo ainda mais associações e clubes e promovendo o minibasquete em todo o país. A FPB está atenta ao feedback dos participantes e ao impacto do circuito na comunidade desportiva. Caso esta edição seja bem-sucedida, é provável que se assista a um crescimento no número de etapas e a uma maior adesão de clubes e atletas”, assegura Bruno Cazeiro.
Um dos principais objetivos deste circuito, de acordo com o Diretor Técnico de Minibasquete, é contribuir para a “captação de mais atletas e o desenvolvimento de jovens árbitros”. Este evento representa um importante passo para o crescimento do Basquetebol em Portugal, inspirando jovens atletas a seguir os passos do jogador dos Boston Celtics. Ter Neemias Queta como embaixador do Circuito é um fator determinante para o sucesso. A imagem do internacional luso é “sem dúvida, uma grande mais-valia. Apesar de não garantir o sucesso por si só, a sua figura inspira e motiva os jovens atletas, criando uma referência importante para o escalão de Sub12 Masculino”.
O circuito foca-se no escalão de Sub12 Masculino, considerado crucial para o desenvolvimento das habilidades básicas e da paixão pela modalidade. “Este foco assegura que os jovens atletas recebam orientação e apoio desde cedo, como se observa noutros circuitos, como o circuito Ticha Penicheiro no género feminino. O escalão de Mini12 permite às crianças desenvolver não só capacidades técnicas, mas também competências sociais e emocionais, através da participação em competições e do trabalho em equipa. A escolha do escalão de Sub12 Masculino para este circuito é estratégica, garantindo um desenvolvimento mais completo e estruturado dos atletas, com o objetivo de aproximar a prática dos Mini12 dos Sub14″, explica o Diretor Técnico.
As etapas do circuito estão distribuídas por várias regiões do país, incluindo Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores. O sucesso deste evento dependerá da colaboração entre a Federação Portuguesa de Basquetebol, as associações regionais e os clubes.