Primeira fase da Liga Betclic Masculina chega ao fim

Destaques estatísticos das primeiras 22 jornadas

Competições
2 MAR 2023

Concluída a primeira fase da Liga Betclic Masculina, o momento das decisões está cada vez mais perto. Com 22 jornadas decorridas na principal competição do basquetebol masculino nacional, o campeonato avança para a fase seguinte em que as 12 equipas se separam em grupo A e B.

Feito o apanhado estatístico individual e coletivo, são várias as marcas de destaque, começando pelo “homem de ferro” da competição: Spencer Littleson. Com 798 minutos em 22 jogos, o atleta do Imortal LUZiGÁS foi o jogador que mais tempo esteve em campo com uma média de 36.3 minutos por jogo.

Ryan Ogden segue na frente no que toca ao ranking MVP. O norte-americano do Esgueira Aveiro OLI é o líder da categoria estatística com 24.1 pontos e tem sido um dos destaque do conjunto de Aveiro. No que toca aos melhores marcadores, Anthony Roberts, do Vitória SC, é líder isolado com 24.4 pontos por jogo, seguido por Marquise Moore com 18.3.

No que toca aos jogadores mais eficazes da primeira fase da Liga Betclic Masculina, Ivan Almeida lidera nos lançamentos de dois pontos. O atleta do SL Benfica comanda a lista com uma eficácia de 79% que se traduz em 63 lançamentos concretizados em 80 tentados. Zachary Simmons (Vitória SC) e Julien Ducree (UD Oliveirense) estão igualados no ranking de mais tentativas de dois pontos concretizadas com 132 lançamentos, mas com uma eficácia de 64% e 60%, respetivamente.

Michael Finke, do FC Porto, e Diogo Ventura, do Sporting CP, lideram a liga em eficácia de lançamentos de três pontos. O norte-americano dos “dragões” e o base dos “leões” partilham o primeiro posto ao concretizarem 49% dos lançamentos tentados. Já da linha de lance livre ninguém ultrapassa Phlandrous Fleming Jr., do Vitória, com uns impressionantes 97%.

Na luta das tabelas importa mencionar dois nomes: Justin Davis, do Lusitânia EXPERT, e Zachary Simmons, do Vitória, que comandam o ranking com média de 8.4 ressaltos por jogo, seguidos por Ryan Ogden com 8.2.

O capítulo de melhores passadores é liderado por Diogo Ventura, base internacional português do Sporting que apresenta uma média de 6.3 assistências por jogo.     O pódio encerra com Derek Jackson Jr. (5.9) e Francisco Amiel (5.5). Nos desarmes de lançamento, Terrell Carter II conseguiu 31, mas a melhor média pertence a Cleusio Castro do Sangalhos DC Boomerang com 1.7 por jogo, e no capítulo dos roubos de bola, Isaiah Johnson da Ovarense GAVEX é o destaque com 3.1 por jogo.

Competições
2 MAR 2023

Mais Notícias