Primeira reunião de Direção de 2022
Foram vários os pontos discutidos
FPB
7 JAN 2022
A Direção da Federação Portuguesa de Basquetebol realizou esta quarta-feira, por videoconferência, a sua primeira reunião de 2022, com a presença de todos os seus elementos.
O presidente, Manuel Fernandes, abriu a reunião manifestando a sua preocupação em relação à evolução da pandemia e fazendo votos de que em breve possamos estar novamente todos juntos. Referiu depois que, com o mesmo entusiasmo, com o mesmo sentido de responsabilidade, iremos continuar a construir o caminho que todos ansiamos, e que entendemos ser o melhor para a modalidade.
O vice-presidente Miguel Pereira fez um ponto de situação sobre o projeto “Começar Bem – O Minibasquete como ponto de partida”, apresentado à Direção na última reunião pelo diretor técnico nacional do minibasquete, Sérgio Rosmaninho, informando que o projeto que foi apresentado às Associações na reunião realizada no dia 8 de dezembro, para debate e recolha de contributos, ainda não teve oportunidade para ser discutido com a Coordenação Técnica Nacional, nomeadamente com os diretores técnicos regionais, dado que houve necessidade de dar prioridade a temas relacionados com a gestão dos impactos da pandemia. Não está ainda fechado e pronto para ser levado à prática, mas continua a ser trabalhado e melhorado.
No âmbito do projeto “Todos os jogos com árbitros”, o presidente informou que já está criada a ferramenta que permite ter uma caracterização detalhada da arbitragem e que um dos próximos passos será uma reunião com os Conselhos de Arbitragem Distritais, a decorrer na próxima semana, para que também estes possam dar os seus contributos e conhecer a sua imprescindível colaboração para o sucesso do projeto.
Foi analisado o primeiro draft do Regulamento com vista à efetivação da constituição da Comissão de Ética da Federação Portuguesa de Basquetebol, preparado pelo vice-presidente Manuel Albano, ficando o documento de continuar a ser trabalhado com vista à sua finalização na próxima reunião de Direção.
Por fim, o diretor técnico nacional apresentou à Direção o habitual ponto de situação das atividades federativas, com especial enfoque nas competições nacionais seniores face aos condicionalismos decorrentes da pandemia e do seu agravamento, e deu a conhecer o acompanhamento que está a ser feito a estas competições, bem como às competições distritais de jovens, que irão apurar as equipas para as competições nacionais, nomeadamente no seio da Coordenação Técnica Nacional, onde têm assento os diretores técnicos regionais.