Primeira ronda do playoff da CNB1
Se a norte a 1ª ronda do playoff do campeonato da CNB1 confirmou a superioridade revelada pelas equipas durante a fase regular, com as 4 equipas mais bem classificadas, GDB Leça, ACR Vale de Cambra, Esgueira/OLI e Vasco da Gama, a conseguirem séries limpas (2-0), a sul foi diferente.
Competições
24 ABR 2012
O Atlético foi obrigado a vencer na negra (88-73), depois do triunfo no 2º jogo (73-69), o Seixal para seguir em frente, o Montijo, apesar de pior classificado, e o Imortal, eliminaram, em dois jogos apenas, o MBC e o AC Moscavide respetivamente.
O segundo jogo da 1ª eliminatória do playoff da Zona – Norte comprovou a superioridade demonstrada pelas quatro melhores classificadas da fase regular, em que todas tinham conseguido vencer em casa do adversário. A vitória mais folgada foi conseguida pelo GDB Leça, vencedor da fase regular, que derrotou o SCC por 72-56. Nos outros três encontros as diferenças pontuais rondaram a dezena de pontos. Apesar da réplica da jovem equipa sanjoanina, o Esgueira dominou quase sempre a partida, vencendo por 57-48. Assim, apuraram-se para as meias-finais, onde vão ter pela frente a equipa do Vale de Cambra, que eliminou o Beira-Mar nesta ronda (70-49). O Vasco da Gama vai disputar a outra meia-final com a formação de Leça da Palmeira, uma vez que os vascaínos repetiram o triunfo alcançado na primeira jornada, em Montemor, desta vez por 70-60.O Atlético, depois da derrota no Seixa no 1º jogo, via-se obrigado a ter que vencer os dois jogos do fim-de-semana, e a equipa cumpriu. No jogo de sábado a formação da Tapadinha sentiu mais dificuldades para ultrapassar os seixalenses, vitória por quatro pontos (73-69), embora no domingo confirma-se o seu favoritismo com um triunfo bem mais folgado (88-73). A história repetiu-se com a Academia do Lumiar, que depois da derrota frente ao Olhanense (66-68), deu a volta, em casa, à eliminatória com duas vitórias, sendo que no decisivo jogo, a formação lisboeta venceu por quinze pontos de diferença (65-50).O Imortal voltou a vencer o AC Moscavide por números esclarecedores (72-51), conquistando com todo o mérito a presença nas meias-finais da Zona – Sul. Igual feito foi conseguido pelo Montijo Basket, que apesar de terem ficado pior classificados no final da fase regular, não desperdiçaram a oportunidade de poderem fechar a série neste segundo jogo, com uma vitória nos Açores por 65-53, isto após terem derrotado na 1ª jornada os açorianos em casa (93-70).A 2ª ronda do Campeonato da CNB1 será igualmente disputada à melhor de três jogos, sendo que o primeiro será realizado em casa do clube pior classificado. Os jogos 2 e 3, caso seja necessário, serão sempre em casa dos clubes melhor posicionados no final da fase regular.II Fase – Play-Off – 2.ª Eliminatória – NorteGDB Leça x Vasco da Gama ACR Vale de Cambra x Esgueira/OLIII Fase – Play-Off – 2.ª Eliminatória – Sul Academia do Lumiar x Montijo BasketAtlético x Imortal DC