Proliga: a luta pela subida direta está mais renhida que nunca

Mesmo com um duelo em falta, será muito difícil ultrapassar Akoi Yuot no ranking de MVP da Jornada 12

Competições
20 ABR 2025

Ambos os líderes vencem à 12.ª ronda e está tudo em aberto para uma reta final emociante na Proliga, segunda divisão do Basquetebol nacional. SC Braga ou SC Vasco da Gama, que, separados por apenas um ponto, lideram o Grupo de Promoção, venceram os respetivos duelos e o clima aquece já em preparação da tumultuosa 13.ª ronda, quando guerreiros e vascaínos se encontrarem na AMCO Arena.

O primeiro lugar da segunda fase garante a subida direta à Liga Betclic Masculina, mas os playoffs, que premeiam a segunda vaga, ainda são uma possibilidade para o que parece ser uma corrida a três: além do CAB Madeira, surgem logo a seguir na classificação o Illiabum MARGRES e o CB Queluz, que se defrontraram esta ronda – com vitória ilhavense. O Portimonense SC, com um jogo em atraso (dia 22), espreita do 6.º posto.

Na Manutenção, a luta é igualmente severa: o Clube dos Galitos já não sairá do último posto, mas as posições de play-in poderão ser preenchidas por qualquer um dos restantes emblemas.

Nota ainda para a magistral prestação de Akoi Yuot (em destaque na foto de capa). O poste vascaíno somou uns incríveis 39 pontos, oito ressaltos e oito assistências e, tão perto do triplo-duplo, chega aos 54.5 de valorização. Ainda falta um duelo (FC Barreirense – Clube dos Galitos) para encerrar a ronda, mas o MVP da Jornada parece já estar entregue.

GRUPO DE PROMOÇÃO

Imortal AOC Sub23 72-107 SC Braga

Em Albufeira, o SC Braga levou a melhor, consolidando a posição cimeira que tem partilhado ao longo da época com o SC Vasco da Gama. O base do Imortal Gustavo Rodrigues ainda remou contra a maré, com enormes 30 pontos, cinco ressaltos e dez assistências (34val), mas o conjunto de Kendrick Tchoua (19pts, 6res) e Jesse Bingham (17pts, 9res) levou a melhor, com parciais de 15-20, 22-34, 12-31 e 23-22.

SC Vasco da Gama 97-89 Portimonense SC

Os vascaínos tiveram de suar para vencer no Parque das Camélias os algarvios do Portimonense SC. Foi no terceiro quarto (30-17) que mais se superaram, com os restantes parciais a comprovar máximo equilíbrio (22-21, 15-15 e 30-36). No entanto, a nota maior é mesmo a impressionante prestação de Akoi Yuot, muito perto do triplo-duplo (39pts, 8res, 8ast) e com mirabolantes 54.5 de valorização, ofuscando por si só a bela exibição do companheiro de equipa Victor Nwagbaraocha (24pts, 6res, 5ast). Num Portimonense com grande contribuição coletiva, o mais valorizado foi Bruno Araújo (21pts, 6res, 5ast – 32val).

ILLIABUM MARGRES 81-74 CB Queluz

Encontro emocionante no Capitão Adriano Nordeste, com os ilhavenses a ultrapassarem o coletivo de Sintra na classificação com esta remontada. A chegar ao intervalo a perder (22-18, 22-29), os aveirenses apoiaram-se em Igor Stokic (20pts, 13res – 29.5val) para vencer a segunda parte (14-13, 23-14) frente à lutadora equipa de Helder Neto (15pts, 11res) e Lashon Lindsey (13pts, 10res). Rodrigo Cristo e Dwayne Foreman marcaram cada um 19 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Illiabum Clube (@illiabum)

Sangalhos Desporto Clube 63-81 CAB Madeira

A segurar o 3.º posto da Promoção, o CAB Madeira foi a Sangalhos vencer o coletivo da casa, marcando logo o ponto no primeiro quarto (15-29). O Sangalhos ainda tentou a remontada (22-7 no terceiro quarto), mas o CAB voltou a não dar qualquer chance nos dez minutos finais (10-31), à boleia dos 21 pontos de Michael Savarino. Nos anfitriões, brilhou James Woods (17pts, 7res, 5ast).

GRUPO DE MANUTENÇÃO

Sampaense Inspecentro 84-103 SC Lusitânia

Vitóra indiscutível dos insulares para acudirem ao topo do Grupo de Manutenção. Ao primeiro quarto repartido (25-26) sucederam-se dois grandes parciais dos açorianos (15-24 e 15-34), deixando os últimos dez minutos para o Sampaense (29-19), onde brilhou o cabo-verdiano Aniel Brito (21pts, 10res – 30.5val) – Diogo Gonçalves marcou 22. Já o MVP é de Tyler Dearman, com 32 pontos “no bolso” e 38 de valorização. Kyle Leslie e João Neves (31val) marcaram ambos 24.

BSA-GALP 73-78 Maia Basket Clube

Jornada dupla para os dois emblemas, com um final feliz para o Maia BC, que venceu os dois duelos, ambos por margens mínimas, e ultrapassou o coletivo de Santo André na classificação.

No primeiro (64-60), relativo à 5.ª jornada desta segunda fase, receberam esta quarta-feira, dia 16, em casa, no Nortecoope, o agora ex-líder BSA-GALP. O equilibrado duelo (19-18, 9-13, 19-21, 17-8) viu Rickey Boyd (19pts, 8res – 26val) sair como MVP, com Amarilson Lopes a brilhar com um duplo-duplo (17pts, 12res) do outro lado. Quatro dias depois, neste sábado de Assunção, foram a Santo André, na costa alentejana, e novamente por quatro pontos: 73-78, com parciais de 16-25, 28-14, 17-21 e 12-18 a comprovar que os adeptos destas duas equipas tiveram por certo um fim de semana emocionante. Nota para a exibição de Luke Bumbalough (23pts, 5ast) e novamente Rickey Boyd a levar o MVP (18pts, 7res – 21val).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Maia Basket Clube (@maia.basket)

SL Benfica Sub23 80-78 Casino Ginásio

Uma vitória que colam na classificação as jovens águias ao Ginásio e ao Sampaense, todos com 36 pontos. Novamente o equilíbrio a ser sinónimo de Proliga (22-23, 14-19, 24-17, 20-19) e Eduardo Francisco, com um grande duplo-duplo (16pts, 16pts -28.5val) sai como MVP, com a excelente coadjuvação de Jhonathan Andrade (24pts) e João Panzo (20pts, 9res). Guillaume Pepin (24pts) foi o melhor dos figueirenses.

De recordar que a ronda 12 só encerra a 27 de abril, com o confronto entre os atuais últimos classificados, FC Barreirense e Clube dos Galitos. Até lá, o calendário acerta no Grupo de Promoção esta terça-feira (22), quando se jogar o duelo entre Portimonense SC e Imortal AOC Sub23, relativo à 11.ª jornada.

E, dias 25 e 26, a ronda 13 desta segunda fase da Proliga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTO DE CAPA | DR
Competições
20 ABR 2025

Mais Notícias