“Quando se trabalha em prol das pessoas com deficiência, cada dia é mais fácil”
Duarte Sousa, presidente do CD “Os Especiais” em entrevista
FPB
6 FEV 2022
Criado em 2002, o Clube Desportivo “Os Especiais” cumpre 20 anos de existência, sempre com o objetivo de dinamizar o desporto para pessoas com deficiência na região da Madeira. Em dia de aniversário, a FPB esteve à conversa com Duarte Sousa, presidente do clube.
“Temos 97 praticantes, entre os 10 e os 58 anos de idade, que participam nas modalidades desportivas disponíveis direcionadas para pessoas com deficiência. No horizonte mais imediato, queremos proporcionar condições aos nossos praticantes para aumentar o número de atletas para integrarem as seleções nacionais nas diversas modalidades”, explica o líder do emblema madeirense.
O presidente do conjunto insular faz um balanço dos primeiros 20 anos: “O percurso não tem sido fácil, mas quando se trabalha em prol das pessoas com deficiência, cada dia é mais fácil. Fomos construindo paulatinamente esta estrutura que nos tem trazido resultados fabulosos no que concerne à participação de praticantes em Campeonatos do Mundo, da Europa e nos Jogos Paralímpicos”, analisa.
“Neste momento dispomos de dois atletas na seleção nacional de atletismo para atletas síndrome down, um jogador na seleção nacional de futsal para jogadores síndrome down, outro na seleção nacional de basquetebol para a deficiência intelectual, e três jogadores na seleção nacional de basquetebol para atletas com síndrome de down”, assevera Duarte Sousa.
“O nosso foco destina-se exclusivamente à pessoa com deficiência na prática do desporto e alertar para a necessidade de fomentar a consciência na sociedade civil de que a pessoa com deficiência não é carecedora de pena, mas sim de oportunidades, que se estabelecerá um equilíbrio social, e se atenderá ao princípio da igualdade e da dignidade”, conclui.