Quatro matchups a não perder no Portugal x Eslovénia
A análise do frente-a-frente entre o coletivo luso e o conjunto dos Balcãs
Seleção Nacional Masculina | Seleções
19 NOV 2024
Aproxima-se o Portugal x Eslovénia, a contar para a janela de qualificação de novembro para o EuroBasket 2025, e na comitiva eslovena apresentam-se vários nomes de relevo – que certamente irão dar matchups de excelência com o coletivo luso.
Ao comando de Aleksander Sekulić apresentam-se inclusive sete jogadores que estiveram no Verão a competir em Paris 2024, nomeadamente Klemen Prepelic, Edo Muric, Miha Cerkvenik, Luka Ščuka, Ziga Dimec, Zoran Dragic e Leon Stergar. Luka Dončić não foi convocado (à imagem de Neemias Queta, já que o calendário competitivo da NBA não permite que os jogadores da liga norte-americana folguem para brilhar com as respetivas Seleções), mas a qualidade eslovena é inegável, quaisquer que sejam os jogadores apresentados, e procuram repetir o feito de 2017, em que foram campeões europeus.
Para esta janela, há alguns nomes que têm brilhado nos Qualifiers e que prometem uma elevada dose de espetáculo no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada, como Jaka Blazic, Klemen Prepelic e Ziga Dimec. Zoran Dragic não esteve na janela de qualificação de fevereiro, mas foi chamado por Sekulić para a dupla jornada de novembro.
Diogo Ventura vs. Klemen Prepelic – O base português, de regresso aos convocados depois de ter falhado o II Torneio Internacional de Guimarães, vai ter pela frente um dos nomes mais reconhecidos do Basquetebol esloveno, com uma longa e prolífica carreira. Klemen Prepelic é atualmente o melhor marcador da Eslovénia nestes Qualifiers (25.5 pontos de média nos dois jogos já efetuados), assumindo o papel de base grande parte do tempo (principalmente quando descansa o jovem Ziga Samar, que não foi chamado para esta janela) e promete ser uma “dor-de-cabeça” para o internacional português, que se tem destacado esta época ao serviço do Sporting CP na Liga Betclic Masculina.
Travante Williams vs. Zoran Dragic – Duelo de shooting guards em Almada. Do lado português, Travante Williams vai ter pela frente Zoran Dragic. O apelido, para quem anda nas lides do Basquetebol, não engana. O esloveno, irmão do ex-NBA Goran Dragić, ainda não cumpriu nenhum jogo nestes Qualifiers, mas esteve no verão em Paris e, a jogar em Bilbau nas duas últimas temporadas, espera-se que seja uma ameaça ofensiva na equipa dos balcãs. Já o internacional português mudou-se esta época para a Roménia, onde tem sido uma das principais armas no ataque do CSM Oradea. No plantel luso, foi o segundo mais utilizado em fevereiro (30 minutos de média por jogo), e é o segundo melhor pontuador (13 ppj).
Diogo Brito vs. Jaka Blazic – Diogo Brito tem estado em grande forma no Ourense (LEB Ouro), onde tem tido a companhia do “Lince” Rafael Lisboa. O extremo fez dois excelente jogos na última janela de qualificação e, apesar de não ter estado com o grupo no verão (devido a lesão), está mais que preparado para ser o matchup de Jaka Blazic, um dos pilares desta seleção eslovena (12.5 ppj e 7 rpj). Nas palavras do internacional luso, quando questionado sobre a qualidade adversária: “Eles também vão jogar contra nós”. Confiança é a palavra-chave para este confronto de extremos em Almada.
Miguel Queiroz vs. Ziga Dimec – Na ausência de Mike Tobey, deverá ser Ziga Dimec a assumir o papel de poste principal na equipa dos Balcãs – ele que esteve em Paris 2024 e na última janela de qualificação. A jogar em Taiwan, nos Tainan TSG GhostHawks, o poste esloveno vai ter pela frente o capitão luso, Miguel Queiroz, que se tem destacado nestes Qualifiers (15.5 ppj e 7.5 rpj, com cerca de 31 minutos de utilização média, o melhor marcador e ressaltador luso). O único dos Linces com mais de 100 internacionalizações vai encontrar o gigante dos Balcãs (2,10m), no que será um matchup de elevada qualidade na área restritiva em Almada.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.