Queluz recebeu o maior Time Out de sempre
Evento contou com quase 150 atletas de Minibasquete
Minibasquete | Time Out
25 JAN 2025
O Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz, foi palco de uma celebração inesquecível do Basquetebol feminino com a realização da maior edição de sempre do Time Out (a 5.ª edição), evento organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). Com uma plateia vibrante e quase 150 atletas do escalão Sub12 Femininos a participar, o evento deste sábado, 25 de janeiro, provou ser um marco histórico no desenvolvimento do desporto feminino em Portugal. Recorde-se que este programa formativo está ligado ao movimento Impulso Feminino, com o apoio do FIBA Youth Development Fund.
O evento arrancou às 10h00 com uma enriquecedora “Mesa Redonda”, onde quatro figuras do basquetebol nacional partilharam as suas experiências de vida e carreira. A árbitra Inês Freire, a jogadora da Seleção Nacional Inês Viana, a selecionadora nacional das camadas formativas Gilda Correia, e a Team Manager da Seleção Nacional de Sub20 Femininos, Rosinha Rosário, encantaram a audiência com as suas histórias de dedicação, superação e amor ao jogo.
A conversa foi mediada por Cátia Mota, Diretora de Marketing, Comunicação e Eventos da FPB, que trouxe dinamismo e uma energia contagiante ao palco. As jovens atletas e os seus treinadores/as absorveram cada palavra, criando um ambiente de interação e proximidade.
Logo a seguir, às 10h50, foi tempo de testar os conhecimentos das atletas com o divertido quizz “Quem é quem?”. Fotos de jogadoras e jogadores de destaque foram projetadas nos ecrãs do pavilhão, desafiando as atletas a adivinhar as identidades das figuras apresentadas. Entre sorrisos, palpites certeiros e algumas surpresas, o espírito de equipa e a paixão pelo basquetebol estiveram em evidência.
Por volta das 11h00, o pavilhão transformou-se num autêntico laboratório de basquetebol com o circuito de jogos lúdicos, orientado por Bruno Cazeiro, Diretor Técnico do Minibasquete. Cada estação do circuito foi guiada por um treinador/a, que incentivou as atletas a explorar diferentes habilidades do jogo.
Este Time Out foi muito mais do que um evento formativo – foi uma celebração do basquetebol feminino e do movimento Impulso Feminino, que visa promover a igualdade de género e o desenvolvimento desportivo. Com a participação de 11 clubes ( Clube Atlético de Queluz, Sporting Clube de Portugal, Clube Nacional de Natação, Associação Desportiva Linces de Mafra, Odivelas Basket Clube, CRC Quinta dos Lombos, Clube Hiper-Activo da Malveira, Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense (SIMECQ), Clube de Futebol “Os Belenenses”, Sport Lisboa e Benfica e Paço de Arcos Clube ), o evento provou que o futuro do basquetebol português está em ótimas mãos.
A FPB agradece o apoio da Associação de Basquetebol de Lisboa e do Clube Atlético de Queluz, assim como aos treinadores presentes.
Até ao próximo Time Out!