Quem são os treinadores portugueses no estrangeiro?
Com os preparativos para a nova época desportiva em pleno andamento, chegou o momento de fazer o apanhado dos vários portugueses que vão atuar fora de Portugal, dentro e fora das quatro linhas.

Competições
6 SET 2019
No regresso da rubrica dos portugueses espalhados pelo Mundo, focamos atenções nos vários treinadores lusos que continuam as respetivas carreiras fora do país, destacando-se o aumento do número de técnicos na diáspora portuguesa.
A época passada eram oito os técnicos espalhados pelo Mundo, no entanto, na próxima temporada o contingente português no estrangeiro vai aumentar.
O continente europeu acaba por ser o principal destino, no entanto importa destacar a presença portuguesa nos Estados Unidos, em África e na Ásia.
O Selecionador Nacional feminino, Ricardo Vasconcelos, vai orientar o Nissan Al-Qazeres Extremadura da Liga DIA, a principal competição feminina espanhola, naquela que é a primeira experiência do treinador de 42 anos no estrangeiro.
Em estreia fora de Portugal surgem também Daniel Brandão, que vai orientar os luxemburgueses do BBC US Heffingen (Total League), assim como Rui Costa que se mudou para Islândia para assumir o cargo de treinador-adjunto do Selfoss Karfa da 1.ª Divisão.
Na Alemanha, Francisco Rothes reforçou a equipa técnica já liderada por José Miguel Araújo, assumindo o papel de técnico-adjunto do GISA Lions SV Halle, formação que subiu ao principal escalão na temporada transata.
Nos Estados Unidos, Mery Andrade trocou a Universidade de San Diego pela G-League e vai ser umas das assistentes dos Erie BayHawks, formação afiliada dos New Orleans Pelicans da NBA.
Ainda na América do Norte destaca-se a continuidade de Michelle Brandão na equipa técnica da Universidade de New Haven (NCAA D1).
Pedro Nuno Monteiro continua a carreira na Ásia, mais precisamente ao serviço do Al-Manama da Premier League do Bahrein, depois de no passado ter passado pelo Petroliers da Argélia e pelos finlandeses do Korihait.
Além de José Miguel Araújo que permanece na Alemanha, Philippe da Silva prossegue como adjunto do JSF Nanterre 92 da Pro A francesa, bem como Alexandre Pires que continua a orientar o Amicale Steinsel da Total League.
Por último, no continente africano, destaca-se a presença de Mário Palma ao leme da Seleção tunisina, atualmente a disputar o Mundial na China.