“Queremos aproveitar este impulso feminino para captar e reter mais jogadoras”
Luís Sousa, presidente da AB Santarém, em entrevista
Competições
22 MAR 2024
A menos de 24 horas do início da Taça de Portugal Skoiy, ultimam-se os detalhes para a final four da prova rainha do desporto nacional.
Na antecâmara deste momento competitivo, Luís Sousa, presidente da Associação de Basquetebol de Santarém, esteve à conversa com a FPB sobre a importância deste momento para a modalidade no distrito.
“Tal como temos vindo a fazer nos últimos tempos, e em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol e com os municípios, temos investido nestes pontos altos federativos, para sairmos um pouco daquilo que é o basquetebol na área geográfica e trazermos para o distrito aquilo que é o basquetebol que se joga ao mais alto nível em Portugal”, começa por explicar o presidente associativo.
Luís Sousa continua: “Esta é uma aposta no feminino. Recentemente recebemos a supertaça feminina e masculina (2022/2023), mas agora temos uma competição desta dimensão, com mais jogos e equipas, e é de basquetebol feminino, um setor no qual sentimos, regionalmente, maior abandono por parte das atletas”, atenta. “Queremos aproveitar este impulso feminino, que a FPB também tem vindo a defender, para captar mais atletas e reter mais jogadoras, utilizando a visibilidade que se consegue com um evento desta natureza”, elabora.
“De momento vemos um futuro em crescendo, e o próprio número de praticantes tem mostrado isso. Nem sempre se conseguem os resultados desportivos, mas nota-se o empenho e a consistência que desportivamente temos vindo a apresentar. As apostas que vamos fazendo, e falamos da Festa do Basquetebol, em Albufeira, o Inter-Seleções 3×3 em Tomar, que é uma aposta nossa, juntamente com a Federação, o Município e o BC Tomar. Desportivamente ainda não alcançámos o lugar que merecemos e pretendemos estar, mas a aposta vem do início, o que também se nota nas Festas do Minibasquete, em Paços de Ferreira, onde, há duas épocas, conseguimos um segundo lugar no feminino e o ano passado obtivemos resultados consistentes no feminino e masculino”, ressalva.
Com quatro dos cinco primeiros classificados da fase regular da Liga Betclic Feminina presentes nesta final four, Luís Sousa deixa uma mensagem: “Não deixem de marcar presença! Seja a apoiar um clube ou não, venham ver a competição, o basquetebol feminino não é pobre, é cada vez mais rico, disputado e competitivo, há muita luta saudável em campo, resultados renhidos, e por isso deixo o apelo para que apareçam no Palácio dos Desportos”, conclui.
Os bilhetes têm um custo de cinco euros, havendo um ingresso para as meias-finais e outro para a final. Os ingressos podem ser adquiridos aqui, na Smartfan.
Os jogos serão os seguintes:
Meias-finais (23 de março)
- 15h – Jogo 1: Quinta dos Lombos vs. SL Benfica
- 17h30 – Jogo 2: Sportiva AZORIS HOTELS vs. GDESSA Barreiro
Final (24 de março)
- 17h – Vencedor jogo 1 vs. Vencedor jogo 2
Todos os jogos têm transmissão em direto na FPBtv (acesso gratuito). A final também será emitida na RTP2.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.