“Queremos fazer história”

Depois de garantido o regresso à Proliga, ter sido 1º classificado da zona norte da 1ª divisão masculina, o Académico FC luta agora conquistar o titulo de campeão da prova.

Competições | FPB | Treinadores
1 JUN 2016

O histórico clube da cidade do Porto defronta na final da competição a equipa do Estoril Basket B, um adversário a quem o treinador Diogo Perdigão destaca a capacidade atlética e versatilidade dos seus atletas, bem como o talento que tem para jogar em velocidade e a sua presença no ressalto ofensivo. A experiência do conjunto do Estoril acumulada na competição da Proliga poderá ser igualmente decisiva, algo que Pedigão espera conseguir ultrapassar com um bom plano de jogo, superação e mais ambição por parte dos seus atletas. A final está agendada para o próximo sábado, às 17 horas, no Pavilhão Municipal da Lousã.

 

Para chegarem a este jogo do titulo tiveram que bater na final norte a equipa da AD Sanjoanense (72-60). Foi complicada a vitória? E o que determinou a diferença entre as duas equipas no final?

 

Sabíamos que o jogo seria duro e potencialmente equilibrado. Mas a nossa entrada em jogo acabou por ser decisiva, uma vez que nos permitiu alcançar uma vantagem de 17 pontos ao intervalo, dando-nos tranquilidade para abordar a 2ª parte. Não fosse essa vantagem e os problemas de faltas pelos quais passamos (acabamos a jogar com 5 exteriores!) poderiam ter-nos custado a vitória. Isso só foi possível devido à enorme competência dos jogadores em acreditarem no plano de jogo e cumprirem-no à risca. Nomeadamente a nível defensivo, onde colocámos muitas dificuldades à ADS. Foram inexcedíveis!

 

Que pontos fortes destacaria na equipa do Estoril Basket B?

 

Fisicamente são uma equipa muito atlética, com jogadores altos e móveis desde a posição 2 à 5, e que levantam problemas aos adversários em campo aberto e na tabela ofensiva. Têm ainda a vantagem de terem disputado um campeonato da Proliga extremamente competitivo e que os obrigou a jogar sempre no limite para conseguirem a manutenção. Teremos de ser muito fortes mentalmente e de jogar em constante superação para ultrapassarmos este adversário!

 

E quais serão, na tua opinião, as chaves para este jogo?

 

Como em todos os outros jogos, vencerá a equipa que conseguir combinar melhor a agressividade, intensidade e “fome de vencer” com a tranquilidade, concentração e confiança necessárias para executar com competência o plano de jogo, nos 2 lados do campo. Nós vamos fazer a nossa parte e estaremos prontos para a batalha! Queremos fazer história para o Académico!

 

A próxima época, no Campeonato da Proliga, já está a ser preparada?

 

As bases estão lançadas e os pressupostos definidos. A partir da próxima semana trabalharemos com maior foco nesse tema. Para já, não pensamos em mais nada a não sermos prepararmo-nos bem para a final!

Competições | FPB | Treinadores
1 JUN 2016

Mais Notícias