“Queremos fazer o que ainda não foi feito!”

Luís Oliveira, selecionador nacional de 3x3 em sub17 femininos, anteviu a participação na Europe Cup

Seleções
22 SET 2023

A menos de 24 horas do início da participação portuguesa da FIBA 3×3 U17 Europe Cup 2023, a equipa das Quinas prepara os últimos pormenores antes de entrar em campo pela primeira vez, este sábado, pelas 15 horas.

Já em Heraklion, na ilha de Creta, Grécia, desde dia 20, a seleção lusa já realizou diferentes treinos e momentos de ativação. Luís Oliveira, selecionador nacional, falou à FPB sobre como correu a preparação e o que esperar deste grupo:

Como correu a preparação, não apenas no último estágio em Rio Maior, mas também com as participações no Circuito Nacional de 3×3?

“A nossa preparação começou logo após o Inter-Seleções Sub-17 que decorreu em Tomar. Foi um evento que nos permitiu observar e selecionar oito atletas que desde o primeiro estágio em Beja nos deram uma demonstração de ter um carácter acima da média, construímos uma família e dentro de campo tudo se tornou mais fácil. Antes da qualificação para o Campeonato da Europa participámos nas etapas do Circuito Nacional de Quarteira e Cascais.

Conseguido o histórico apuramento em Voiron, começámos a nossa preparação para o Campeonato da Europa com o primeiro encontro no final de Agosto, na cidade da Maia, onde competimos em mais uma Etapa do Circuito Nacional, e onde acabámos por participar na Final Nacional. Antes de viajarmos para a Grécia, estagiámos no Rio Maior Sports Centre. Este percurso fez-nos chegar à ilha de Creta com as melhores sensações. Estamos prontos!”

O que podemos esperar dos nossos adversários nesta fase de grupos?

“Já observámos os nossos adversários, mas a motivação é tanta que tivemos atletas a fazer, em vídeo, o seu próprio scouting das adversárias.

O nosso primeiro adversário, a Alemanha, competiu em Voiron na mesma qualificação que nós, mas chegam à Grécia com duas jogadoras que não participaram nessa qualificação. São uma equipa experiente, a número 1 do ranking no escalão de sub18 femininos, e têm duas jogadoras que participaram no Campeonato do Mundo de sub18.

A Grã-Bretanha foi a surpresa na qualificação na Hungria, chegam à Grécia com a mesma equipa e com jogadoras muito competentes e preparadas para jogar 3×3. Apesar de menos experientes, são uma equipa completa e com jogadoras que vão dar que falar na competição. Acredito que estamos inseridos naquele que será o grupo mais equilibrado.”

Quais são os objetivos do grupo?

“Desde o primeiro momento que fomos ambiciosos, queremos fazer o que ainda não foi feito. Já conseguimos a primeira qualificação de sempre de uma seleção sub17 para um Campeonato da Europa 3×3, mas queremos mais, temos o objetivo de conseguir chegar ao Mundial de sub18 em 2024. Para isso temos de terminar a competição nos três primeiros lugares.

Sabemos que não vai ser tarefa fácil, não somos melhores que ninguém mas também não temos medo de ninguém e uma coisa é certa, vão continuar a ouvir a falar desta seleção de Portugal. Obrigado a todos os que nos têm apoiado e fazendo chegar a sua força, em especial a todos/as os/as atletas que passaram por nós e fazem hoje parte desta família. Levamos conosco um pouco de cada um de vocês. Por último, uma palavra para a nossa seleção nacional de seniores femininos de 3×3, são a nossa referência e inspiração.”

Portugal integra o Grupo A com as congéneres da Alemanha e da Grã-Bretanha, e joga nos seguintes horários.

23 de setembro

  • 15h00 | Alemanha x Portugal
  • 18h30 | Portugal x Grã-Bretanha
Seleções
22 SET 2023

Mais Notícias