«Queremos obter bons resultados»

O SL Benfica inicia na quarta-feira a participação na fase regular da FIBA Europe Cup com a ambição de melhorar o desempenho europeu da época passada, apesar de ter pela frente um grupo de complicado.

Atletas | Competições
27 OUT 2015

Cláudio Fonseca, um dos jogadores encarnados em melhor forma, acredita que o clube está melhor preparado, não só pela experiência acumulada na última edição da prova, como dos próprios jogadores recrutados para esta temporada. Para vencer o Cibona, o poste aponta a defesa como tendo que ser a base de sucesso, num jogo em que o ritmo terá de ser ditado pelo campeão nacional. O apoio do público poderá ser decisivo, já que o próprio reconhece que foi fundamental em outras ocasiões.

 

Não têm passado despercebidas as boas exibições de Cláudio Fonseca neste arranque de temporada, ele que certamente desempenhará um papel importante na luta perto do cesto frente ao Cibona. O internacional português tem beneficiado de mais minutos de competição, mostrando-se muito mais envolvido na rotação e soluções da equipa encarnada. “Sinto que o bom início da temporada está ligado ao trabalho que realizei durante o verão desde o final da temporada passada, foram muitas horas de trabalho que começam a dar o seu fruto. Sinto que também estou a conseguir aproveitar as oportunidades que me são dadas. Sempre motivado a continuar a trabalhar mais para ser melhor jogador.”

 

É muito provável que a lesão de Fred Gentry afaste o norte-americano desta estreia do campeão nacional nas provas europeias. Nada que pressione o poste encarnado, que apenas pretende corresponder da melhor forma possível aquilo que lhe é solicitado. “O Fred Gentry é um jogador importante na nossa equipa, e a sua ausência faz com que todos os jogadores tenham que dar um passo a frente. Não sinto pressão acrescida para o jogo de quarta feira. Apesar de ser um jogo importante, acho que tenho que entrar no campo da mesma forma que faço nos outros jogos e fazer o meu trabalho o melhor possível e sobre tudo desfrutar do jogo.”

 

O atleta espera poder retirar dividendos da participação europeia da época anterior, pois na sua opinião as principais diferenças estiveram relacionadas com a falta de hábitos de competir a este nível. “A última época foi a primeira vez que fomos à Europa desde que cheguei ao Benfica. Acho que nos faltou mais experiência e competitividade por não estarmos habituados a competir a um ritmo tão alto. Acho que mesmo assim conseguimos bater-nos bastante bem, contra as equipas de topo que defrontámos.”

 

Cláudio considera que este grupo tem mais condições para obter melhores resultados na edição deste ano, que a juntar à maior maturidade, mesmo dos que reforçaram equipa, coletiva, poderá permitir que o clube chegue mais longe n prova. “Este ano já temos mais experiência. Já sabes o que esperar desta competição, o que faz com que os nossos objetivos passem por obter bons resultados nesta prova. Acho que somos uma equipa bastante completa em todas as posições, fomos reforçados com jogadores de grande nível e experiência.”

 

O adversário tem prestigio, se bem que nos últimos anos tenha andado afastado dos grandes palcos do basquetebol europeu. Não é por isso que deixa de ser um opositor complicado, até porque tem um jogo ofensivo muito equilibrado. “O Cibona é uma muito boa equipa, com muito prestigio na Europa mas que tem vindo a baixar o seu rendimento nos últimos anos. Ainda assim acho que temos que esperar um bom jogo, contra uma equipa muito forte em todas as áreas, principalmente no jogo interior com jogadores altos e fortes fisicamente. Tem bons lançadores e jogadores muito experientes no jogo exterior.”

 

Conseguir vencer na estreia de qualquer competição é sempre um passo importante para o sucesso. Não só pelo estimulo positivo que transmite à equipa, aumenta a confiança, como retira pressão para os jogos seguintes. Mas para vencer, Cláudio define algumas linhas orientadoras para que a exibição do Benfica seja coroada de sucesso. “Temos que controlar o jogo desde o inicio e impor o nosso ritmo, e claro, estarmos concentrados e certos na defesa, até porque que acho que será decisiva. Isto sem esquecer o apoio dos nossos adeptos, algo que é sempre muito importante para nós, e que nos motiva sempre. Aproveito para pedir que nos viessem apoiar, quanto mais apoio melhor, de certeza que será um grande jogo de basquetebol.”

Atletas | Competições
27 OUT 2015

Mais Notícias