“Queremos que cada vez mais jovens pratiquem basquetebol”
José Carruna tomou posse como vice-presidente da FPB
FPB
15 JUN 2023
Figura incontornável do basquetebol no Barreiro, José Carruna tem uma longa ligação à modalidade, tendo assumido destaque como jogador, treinador, selecionador e dirigente, sendo um dos responsáveis pela criação do GDESSA, atual campeão nacional de seniores femininos.
Em dia de tomada de posse como vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, em cerimónia que decorreu na sede da FPB, em Lisboa, José Carruna não escondeu a felicidade.
“Sinto-me muito tranquilo porque me identifico com o grande objetivo da Federação, que é continuar a melhorar e engrandecer o basquetebol”, começou por explicar o antigo selecionador, que conta com mais de 190 internacionalizações como selecionador principal e adjunto. “Foi esse objetivo que me levou a integrar a lista, na altura como vice-presidente suplente, e agora que surgiu a necessidade de avançar, estou pronto para este novo desafio”, afirmou.
O antigo técnico, que conta com passagens por CUF, Barreirense e GDESSA, onde treinou equipas de todos os escalões durante quase 30 anos, vê com bons olhos o recente crescimento da modalidade em Portugal.
“Vejo com bons olhos a evolução, é algo que este grupo diretivo persegue há algum tempo, tentar que o número de participantes continue a crescer”, explicou o novo vice-presidente. Importa relembrar que, em maio, a FPB anunciou um novo recorde de atletas federados com mais de 30.000 inscritos.
“Queremos continuar a aumentar a notoriedade do basquetebol, que continue a ser acompanhado por cada vez mais pessoas, dentro e fora dos pavilhões, e criar condições para que cada vez mais jovens, independentemente do seu género, possam praticar a modalidade”, conclui.