Quinta dos Lombos arranca com vitória na Fase Final do Nacional Feminino de Sub 19
A Fase Final do Campeonato Nacional Feminino de Sub 19 principiou com a vitória da Quinta dos Lombos por 49-37, frente ao CPN.
Atletas | Competições | Treinadores
13 MAI 2016
Uma forte segunda parte das comandadas de Gilda Correia permitiu ao Lombos começar da melhor forma.
O Pavilhão Linhares de Castro, na Póvoa de Varzim, acolheu esta noite o jogo inaugural da fase decisiva do Nacional Feminino de Sub 19, num desafio bem disputado por Quinta dos Lombos e CPN, atual campeão.
No primeiro período, o Lombos adiantou-se, embora sem grande avanço pontual, como se comprova pelo resultado de 10-5, mas no segundo quarto o CPN, orientado por Francisco Costa, acabaria por viver a sua melhor fase, ao recuperar no marcador. Com uma melhoria na eficácia, o conjunto de Ermesinde passou para a frente, chegando ao intervalo com uma vantagem de três pontos (24-11).
Mas seria a etapa complementar a definir o rumo dos acontecimentos, já que o Lombos reentrou decidido a estrear-se da melhor forma. Muito devido a um melhor registo nos ressaltos conquistados e a um mais eficiente jogo exterior, a equipa da Linha não permitiu grandes veleidades ao CPN, como se comprova pelos apenas seis pontos sofridos. A prova é que à entrada para o derradeiro período o Lombos já vencia por 34-30, vantagem que iria confirmar de seguida.
Sem tirar o pé do acelerador, a Quinta dos Lombos sentenciou a partida, construindo uma vantagem de 15 pontos, alicerçada nos mesmos aspetos de jogo. No final, verificou-se um resultado de 49-37, abrindo boas perspetivas ao Lombos, enquanto o CPN, atual campeão em título, se vê mais pressionado a triunfar no desafio de amanhã.
Em termos individuais, e em relação ao Lombos, destaque para Carolina Gonçalves (17 pontos e 9 ressaltos) e Carla Covane (18 ressaltos). Por seu turno, do lado do CPN, de salientar o duplo-duplo de Sofia Almeida (14 pontos e 10 ressaltos) e a prestação de Sara Moreira (7 pontos e 8 ressaltos).