Quinta dos Lombos bate União Sportiva (44-47) e conquista Taça Federação pela quarta vez
A Quinta dos Lombos é a grande vencedora da IX edição da Taça Federação, que decorreu em Anadia, tornando-se assim na equipa mais titulada da competição (quatro troféus), depois de superar o União Sportiva por 47-44.
Atletas | Competições | Treinadores
28 JAN 2018
Na partida deste domingo, o equilíbrio foi a nota dominante, com uma reduzida eficácia de parte a parte, com o Lombos a revelar-se mais forte no jogo exterior e na luta das tabelas, enquanto o Sportiva esteve mais forte nos lançamentos de dois pontos, registando também menos turnovers.
Após um primeiro período em que o Sportiva terminou na frente por apenas um ponto (14-13), a vantagem açoriana foi alargada até ao intervalo, indo as formações para o balneário com o resultado em 30-21.
Mas no terceiro quarto, o emblema da Linha de Cascais, com maior rotação de atletas, recuperou terreno, chegando aos derradeiros dez minutos novamente muito perto do adversário insular (36-35).
E aí, as comandadas de José Leite aplicaram um parcial de 10-0 que se revelou decisivo quanto ao desfecho final do encontro, apesar de apenas ter garantido o triunfo através de um bom lance individual de Ana Carolina Rodrigues, a 11 segundos do soar da buzina.
Relativamente a desempenhos individuais, na Quinta dos Lombos, destaque para Kankou Coulibaly (20pts e 11res) e Josephine Filipe (11pts, 2res e 3as), enquanto no Sportiva sobressaíram Raphaella Monteiro, MVP da final em pleno dia de aniversário (19pts, 7res, 2as, 1rb e 1dl) e Leticia Rodrigues (11pts, 7res, 1rb e 3dl).
Está assim encerrado mais um ponto alto do nosso basquetebol, ficando na retina três dias intensos e de muita paixão pela modalidade, com Anadia a merecer nota máxima em matéria de organização e de condições para a prática desportiva.