Quinta dos Lombos – razões do sucesso (2.ª parte)

A cultura do clube e os títulos recentes

Competições | FPB
2 ABR 2020

A Quinta dos Lombos soma oito títulos nos últimos sete anos, num exemplo claro de sucesso. Depois de analisados pormenores da estrutura e do processo de construção dos plantéis, é altura de centrar atenções na cultura do clube e nas constantes presenças nas grandes decisões.

Para Jorge Vieira, presidente da Quinta dos Lombos, há um momento-chave: “A chegada ao clube do José Leite mudou tudo em termos de ambição. Ele conhecia tudo e rapidamente nos tornámos muito competitivos. Por outro lado, nós temos cultura de estabilidade e os resultados nunca questionam o projeto desportivo”, vinca. O líder do emblema de Carcavelos enaltece toda a confiança existente e o que isso tem representado para a carreira das atletas: “As jovens jogadoras e os pais acreditam no nosso clube, havendo uma evolução das atletas ao ponto de nos últimos anos termos proporcionado o “sonho americano” às melhores”, lembra.
E o que dizem as protagonistas em campo? A capitã, Carolina Escórcio, salienta o clima de união em torno do clube: “A Quinta do Lombos é uma família, no verdadeiro sentido. As pessoas que fazem parte do clube, desde a direção, ao staff e aos adeptos, todos tentam apoiar e celebrar a grande festa que é o desporto. Os jogadores são acarinhados e valorizados, pois o clube tem plena consciência de que está a lidar com pessoas, e são os jogadores como pessoas que estão primeiro”, afirma. Mais jovem, mas com uma posição cimentada nas seniores, Inês Vieira enfatiza a aposta na formação: “O clube tem excelentes treinadores de formação e a principal preocupação é a evolução da jogadora e não o resultado da equipa. Depois, qualquer jogadora da formação dos Lombos pode ter a ambição e o objetivo de jogar nas seniores, porque o treinador não tem problema nenhum em dar oportunidades às jovens atletas que o merecem”, destaca.
Quanto ao já recheado palmarés da Quinta dos Lombos, José Leite, treinador da equipa sénior, recorda todo o sucesso dos últimos anos: “A Quinta dos Lombos é uma referência do basquetebol nacional, com 12 títulos nacionais no escalão sénior nos últimos dez anos e penso ser o único clube que, desde a sua ascensão à Liga, esteve em mais de 50% das respetivas finais”, adianta.
E ganhar será o mais importante? Para Jorge Vieira há outra prioridade: “O mais importante não são os títulos, isso fica na história e na sala de troféus. O importante é disputá-los e ser feliz”, salienta. Mas para Carolina Escórcio também há algo que se sobrepõe à conquista de títulos, neste caso o lado pedagógico: “Todos querem ganhar. Mas o ganhar não é tudo. Aqui é muito valorizada a forma como se ganha e isso é muito importante. O clube tem um compromisso enorme com a pedagogia e com a formação do atleta, o que é verdadeiramente notável e fundamental para elevar ao mais alto todas as potencialidades que o desporto pode trazer”, finaliza a atleta madeirense.
Competições | FPB
2 ABR 2020

Mais Notícias