Recordações do Europeu: há nove anos eramos vice-campeãs da Divisão A
Ana Ramos foi MVP e Cinco Ideal da prova
Seleções
30 JUL 2024
Venceram Espanha e França e sagraram-se vice-campeãs do Europeu de Sub16 Femininos. Corria o ano de 2015. Até hoje, é talvez o resultado mais importante para as seleções de formação de Portugal, numa campanha e que consagrou Ana Ramos como MVP – pode ler a entrevista dada à FPB aqui.
Ao comando de Agostinho Pinto, as Sub16 Femininas foram a Matosinhos provar que tinham uma palavra a dizer na disputa pelo troféu. A verdade é que nunca uma seleção nacional portuguesa de basquetebol, masculina ou feminina, tinha conseguido chegar à final de uma principal divisão de um Campeonato da Europa.
Mas, no dia 23 de agosto, as nossas meninas foram mesmo à final, frente à Chéquia, que infelizmente não conseguiram ultrapassar. A história cumpriu-se, no entanto, e na retina ficam as vitórias perante a Espanha na meia-final (64-44), frente à Eslováquia (45 – 65), Croácia (61 – 62), Turquia (80 – 59) e a favorita França, por 62 – 54, nos quartos-de-final, uma verdadeira “cinderella story” para as lusas, que nunca sequer tinham alcançado esse patamar da competição.
2,000 people LOCKED OUT. Doors shut for 4500 lucky ones who do this @fpbasquetebol #OnlyinMatosinhos #FIBAU16Europe pic.twitter.com/l6QlLXnFta
— @Basketmedia365 🏀♀️🏀Paul Nilsen (@basketmedia365) August 23, 2015
Da equipa faziam parte a base Ana Ramos, que se sagrou MVP do torneio e figurou no Cinco Ideal, com médias de quase 10 pontos por jogo, 5 ressaltos e 5 assistências; mas também Ana Jesus, Ana Gonçalves, Beatriz Jordão (melhor ressaltadora da turma portuguesa, 8.4 RPG), Catarina Lopes, Eliana Cabral, Luana Serranho, Mariana Silva (melhor marcadora da equipa lusa, 11.2 PPG), Marta Vargas, Maryam Chermiti, Susana Carvalheira e Tess Santos.
Fique aqui a par de tudo o que vai acontecer em Matosinhos este ano.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.