Regina Costa faz saldo positivo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Responsável máxima da classificação mundial participou nos terceiros Paralímpicos

Competições
18 SET 2021

Regina Costa, Presidente da Comissão de Classificação do Conselho Executivo da IWBF (Federação Internacional de BCR), marcou presença nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Antes, a classificadora portuguesa estivera em Atenas, em 2004, e, já no topo da hierarquia europeia da área, no Rio de Janeiro, em 2016.

Em entrevista à FPB, considera benéfica a interação com os treinadores e atletas presentes na capital japonesa, relativamente à missão árdua de explicitar as novas regras da classificação, geradas pela necessidade de reajuste do processo da IWBF ao código do IPCComité Paralímpico Internacional. A mudança ditou a exclusão de nove atletas do patamar internacional de seleções, por não corresponderem aos critérios de incapacidade mínima. Em causa, continua a manutenção do BCR no programa Paralímpico de Paris 2024, situação que a profissional portuguesa espera resolvida a breve trecho.

Além dos meandros da polémica, Regina Costa debruçou-se sobre a experiência de viver uns Jogos Paralímpicos sob o contexto pandémico e esmiuçou, para os menos familiarizados com a modalidade, o processo de classificação funcional.

Competições
18 SET 2021

Mais Notícias