Relatório e Contas aprovados em Assembleia Geral da FPB
Também se votou favoravelmente a nomeação de Mery Andrade como sócia de mérito

FPB
12 ABR 2025
A ocasião já era propícia à reunião dos vários elementos da Assembleia Geral, dada a afluência que se faz sentir anualmente na Festa do Basquetebol Juvenil. E as palavras do Diretor-Técnico Nacional, Nuno Manaia, comprovaram a pertinência do local escolhido: afinal, é na FNBJ que se tem, desde cedo, encontrado talento para fazer crescer a modalidade – “a maioria dos nossos jogadores das Seleções Nacionais Seniores estiveram na FNBJ”, frisou. E foi esse mesmo mote com que o presidente da FPB, Manuel Fernandes, iniciou a sessão onde se aprovaram não só a ata da última AG, como o Relatório e Contas relativos ao exercício de 2024 (este com duas abstenções).
Manuel Fernandes introduziu desde logo “aquilo que é importa referir”: nomeadamente as conquistas que a modalidade tem alcançado no passado (e presente) recente – frutos do plano traçado “há dez anos e meio para o Basquetebol português”. A luta para chegar ao EuroBasket feminino foi um longo caminho e o regresso ao EuroBasket masculino também, mas foram duas conquistas no “ano de ouro” de 2025, um culminar de um esforço de muitas décadas.
Se, em 1986, contavam-se 5708 praticantes, hoje, o número atinge os 31 500 atletas, e a “tendência é haver desenvolvimento e aumento da massa crítica sustentável”. “Falamos não só dos números do quadro humano, mas de todas as outras coisas: não havia televisão, não havia FPBtv. Demos um salto enorme e isto é trabalho de todos nós, de todos os que estão cá, treinadores, jogadores, dirigentes, associações, clubes, todos. Não há cá varinhas de condão, tem de ser um trabalho coletivo, de todos, e estamos a conseguir”.
Mery Andrade nomeada como sócia de mérito
O artigo 8.º dos estatutos da Federação Portuguesa de Basquetebol prevê a nomeação, como sócios de mérito, daqueles que tenham contribuído para a divulgação e desenvolvimento do Basquetebol português. Esta sexta-feira (11 de abril), na Câmara Municipal de Albufeira, reuniu-se a Assembleia Geral (AG) e votou-se a nomeação da ex-internacional portuguesa, aprovada por unanimidade.
Em Portugal, brilhou pela formação da Quinta dos Lombos (em 2013 e 2014, com duas taças e uma Liga no palmarés). A atual treinadora-adjunta dos Toronto Raptors, emblema da liga norte-americana da NBA, cargo que ocupa desde 2023, deixou no nosso país e modalidade um legado memorável, com títulos nacionais e internacionais, com destaque para as cinco épocas em que representou emblemas da liga norte-americana da WNBA.
Tendo estado em cima da mesa a nomeação de Mery Andrade como sócia de mérito, as associações apresentaram ainda a proposta para nomear Armindo Pereira, atual presidente da AB Setúbal, para a mesma posição, “dados os quarenta anos” que celebra em dezembro como líder da referida associação, conforme explicou o presidente da AB Aveiro, Bruno Fangueiro, que será apreciada e votada na próxima reunião magna.
Usufruíram ainda da palavra os seguintes delegados:
Rogério Mota – presidente da AB Lisboa
João Machado – representante dos clubes e sociedades desportivas da AB Lisboa
Eduardo Cruz – presidente da AB Algarve
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.