“Repetir o título será complicado”

É já este sábado que o União Sportiva faz a sua estreia oficial em jogo a contar para a 9ª edição da Taça Vítor Hugo, prova inaugural do calendário competitivo feminino.

Competições | Treinadores
17 SET 2015

Inserida no grupo “C”, a formação de S. Miguel defronta a equipa vencida da véspera, que opõe o Sporting CP ao GDESSA do Barreiro. Domingo será a vez de se bater frente ao conjunto vencedor daquele confronto. O técnico Ricardo Botelho viu-se obrigado à última da hora a fazer uma troca nas suas atletas estrangeiras, uma decisão ponderada e que antecipa eventuais problemas futuros. Uma mudança que não retira qualidade à equipa, já que embora considere difícil revalidar o titulo, o técnico da equipa açoriana inclui o União Sportiva no lote de favoritos, e assume que quer estar presente em todos os momentos altos da temporada.

 

Na véspera do início da época oficial do União Sportiva, a direção e a equipa técnica foram forçadas a procederem a uma alteração no grupo de trabalho. A norte americana Kaneshia Horn, contratada à University of Southern California, vai ser substituída pela compatriota Ashley Bruner, que na época passada representou o CAB Madeira.

 

A saída da atleta deve-se a um problema com o chamado visto desportivo. Horn não conseguiu obtê-lo de forma a poder jogar em Portugal, já que era portadora de um visto de turismo, com licença de tempo limitada. Esta situação poderia originar a recusa de entrada da atleta na Hungria, na Bélgica e na França, quando o União Sportiva se deslocasse na Eurocup, cujas fronteiras estão agora mais vigiadas devido à crise dos migrantes que assola alguns países da Europa.

 

Após um longo e ponderado estudo, com contactos com embaixadas, na tentativa de resolver a situação, a direção e a equipa técnica concluíram correrem riscos com a possibilidade de Kaneshia Horn não poder dar o contributo à equipa.

 

Apesar das qualidades demonstradas nos treinos, a opção está tomada. Sai Horn e entra Ashley Bruner, de 23 anos de idade, 1,85m de altura. Neste momento jogava na equipa do Santa Maria, do Equador, depois de ter representado na época passada o CAB Ma- deira, com números muito positivos. Nos EUA jogou no South Carolina, na NCAA, antes da aventura europeia, em 2013/14, no Inst Fertilidad/Air Europa, de Espanha.

 

A equipa feminina do União Sportiva tem neste momento 13 atletas. Os reforços Vitória Pacheco (ex-Boa Viagem), Milica Ivanovic (ex-Uni Gyor, Hungria), Ashley Bruner (ex-CAB Madeira), Carina Raposo (ex-Ass. Juventude Clube Operário Desportivo) e as continuidades de Shaqwedia Wallace, Felicité Mendes, Tamara Milovac, Andreia Santos, Inês Coelho, Rita Santos, Helena Tavares, Micaela Coelho e Patrícia Pacheco.

 

A direção procura ainda assegurar mais duas jogadoras, naturais dos Açores, para preencherem o grupo idealizado de 15 jogadoras. Rita Santos vai estar sem poder dar o contributo à equipa até Janeiro de 2016, devido a uma cirurgia ao ombro a que se submeteu recentemente.

 

 

Ricardo Botelho, acompanhado pelo treinador adjunto Eduardo Lopes, continuará no comando técnico das açorianas. Equipa que “satisfaz” o treinador porque irá proporcionar “uma época dentro das perspetivas”, que se resumem a “chegar às fases finais das três competições (Taças Vitor Hugo, de Portugal e Campeonato) e passar à fase seguinte da EuroCup.” Ricardo Botelho reconhece que “será muito complicado ganhar as três provas em Portugal, mas ao atingirmos as fases finais, o objectivo é vencê-las”.

 

O treinador da equipa campeã nacional em título pretende “reconquistar” o campeonato da Liga Feminina, reconhecendo ser “muito complicado porque as equipas estão mais fortes”, apesar de pensar que o trio CAB Madeira, Quinta dos Lombos e União Sportiva seja aquele que reúne mais capacidade para sagrar-se campeão.

 

Sobre os reforços, o técnico falou ter havido a “preocupação” de contratar e de ficar com jogadoras que “conheçam o campeonato português”, porque tem acontecido “chegarem atletas de qualidade, mas ou não se adaptam à vida em Portugal ou não se adaptam às caraterísticas do nosso campeonato”.

Competições | Treinadores
17 SET 2015

Mais Notícias