Reunião entre FPB e ANJB

Avaliação do atual panorama da arbitragem

Competições | FPB | Juízes
11 ABR 2020

Decorreu esta quinta-feira, dia 9 de Abril, por videoconferência, uma reunião entre a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol (ANJB). 

O presidente da FPB reafirmou que o propósito do encontro, visava inteirar-se dos principais problemas e das apreensões da ANJB, perante este momento tão avassalador e tão imprevisível, com que a humanidade se confronta, mas também recolher sugestões, ideias, contributos, que fortaleçam as decisões que irão ser tomadas.
Entre os vários temas abordados destacamos os seguintes:
Quanto à retoma das competições, a ANJB sublinhou que tal não iria acontecer tão breve como todos gostariam, e só um cenário muito otimista possibilitaria em junho realizar competições nacionais, porém receavam que a presente época estivesse totalmente comprometida.
Abordaram ainda as dificuldades que o obrigatório confinamento impõe, relativamente às questões burocráticas para pagamento das arbitragens. A FPB transmitiu que o desenvolvimento informático do procedimento de pagamento está a ser estudado para o futuro, de forma a suprimir ao máximo vários constrangimentos que possam surgir, face à atual e futuras situações, que possam acontecer no país. Todavia, a ANJB reconheceu que os pagamentos aos juízes das verbas a que têm direito, face aos serviços prestados, estão dentro dos prazos acordados e estabelecidos.
No que respeita às medidas extraordinárias de apoio por parte do Governo, a ANJB expressou as dificuldades de aplicação da medida relativa aos juízes que emitem recibos verdes, com a FPB a informar sobre a  forma de solicitar o apoio, que já foi transmitida aos juízes através do Comunicado Oficial n.º 45, do dia 1 de abril, do Conselho de Arbitragem. Foi ainda dado conhecimento que existem, também, alguns juízes que se encontram em situação de “lay-off” nas suas empresas.
Outro tema abordado entre ambas as partes foi a realização do Clinic da ANJB, que a Associação pretende organizar, e que é sempre um ponto alto da formação de juízes no nosso país. Foram lançados vários alertas quanto à logística e ao compromisso de datas, face à imprevisibilidade do reinício das competições em Portugal.
A ANJB abordou a possibilidade de se aproveitar o Portal da Arbitragem, no plano da formação à distância, de forma que os Conselhos de Arbitragem Distritais possam continuar as suas formações ao nível do PNAFC. Foi falado que o CA enviou para todos os juízes um plano de atividades para a condição física, disponibilizado pela Federação Internacional, de forma que todos estejam envolvidos e preparados, para quando for possível regressarem as competições.
O tema relativo ao cumprimento das Normas de Observação e Classificação de Árbitros e Oficiais de Mesa Nacionais foi abordado, e a decisão final está dependente da realização, ou não, das restantes fases dos Campeonatos de seniores, aguardando-se assim as decisões finais da FPB.
A sponsorização dos equipamentos dos juízes foi outro tema discutido, sendo solicitada pela ANJB a exclusividade da comercialização dos mesmos. Ficou esclarecido que os equipamentos dos juízes podem ter outros patrocinadores para além do atual.
A FPB está a estudar todo o processo de equipamentos das Seleções Nacionais e juízes, dentro de um leque de várias opções, dando posteriormente conhecimento das decisões à ANJB.
Nota final que foi dominante: a sintonia entre ambas as partes quanto às decisões a tomar neste período especial de quarentena e os bons contributos dados por todos os intervenientes na reunião.
Competições | FPB | Juízes
11 ABR 2020

Mais Notícias