Reunião entre FPB e Associações

Realizou-se este sábado, em Lisboa, a terceira reunião do ano de 2019 entre a Federação e as Associações Distritais e Regionais da modalidade.  

Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
11 MAI 2019

Com a presença de representantes de 15 das 21 Associações, os trabalhos tiveram início pelas 10h30. Da ordem de trabalhos fizeram parte a partilha de um conjunto de informações, nomeadamente no que se refere à situação da demografia federada, indicadores e datas da calendarização do projeto 3×3 nas Escolas – cuja competição está agora na Fase Regional, para apuramento dos participantes no Encontro Nacional, a ter lugar em Elvas, no próximo dia 30 de maio -, reuniões de final de época agendadas com os clubes das principais competições seniores, Finais de 1×1 e Lances Livres – agendadas para o dia 22 de junho, em Lisboa – e Festa do Minibasquete – que irá decorrer entre os dias 3 e 7 de julho, em Paços de Ferreira – e que este ano conta, pela primeira vez, com a presença de representantes de todas as Associações.

A Federação manifestou ainda a sua vontade de rever o Estatuto do Clube Formador e o Estatuto do Diretor Técnico Regional, bem como efetuar uma revisão aos seus regulamentos, para o que solicitou contributos às associações.

A reunião contou depois com a presença de dois dos elementos da equipa parceira da FPB que tem vindo a desenvolver o novo sistema para a gestão administrativa do basquetebol, que fizeram uma primeira apresentação às Associações, recolheram alguns contributos e responderam a algumas questões.

Seguiu-se um breve balanço da Festa do Basquetebol Juvenil, tendo, contudo, sido acordado entre os presentes que, face à relevância deste ponto, deverá ser agendada uma reunião FPB/Associações extraordinária apenas para a sua abordagem.

No ponto seguinte da ordem de trabalhos abordaram-se os aspetos competitivos e organizativos do Circuito Nacional 3×3, novo projeto da Federação e das Associações, que visa dar resposta à crescente importância que esta vertente já ganhou a nível mundial, sendo já modalidade olímpica para Tóquio 2020. Embora existam já muitas atividades de Basquetebol 3×3 no nosso país, era urgente criar um circuito formal e com o reconhecimento da FIBA.

Abordaram-se, ainda, aspetos relacionados com o apoio à modernização administrativa das Associações, projeto Jr. NBA, Pontos Altos 2018/2019 e Plano Nacional de Promoção do Basquetebol (PNPB).

A reunião terminou pelas 14h30, com alguns dos participantes a terem a oportunidade de visitar o Record Challenge Park, evento no qual a Federação participou no âmbito da sua parceria com o Jornal Record.

 

Associações | Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
11 MAI 2019

Mais Notícias