Reviravoltas, prolongamento e emoção no fecho da 19.ª jornada da Liga Betclic Masculina

12 equipas em ação este sábado

Clubes | Competições
5 ABR 2025

A 19.ª jornada da Liga Betclic Masculina disputou-se na totalidade este sábado, com as 12 equipas em ação num dia recheado de emoção, intensidade e muito basquetebol.

Esgueira Aveiro OLI vs. FC Porto 

No “Caldeirão Verde” disputou-se a partida entre Esgueira Aveiro OLI e FC Porto, um duelo que opunha um grande apoio caseiro frente a um clube experiente. Na primeira parte foram os “Bikudos” a entrar melhor no encontro, com dois parciais vitoriosos de 27-21 e 22-18 a garantirem uma vantagem de dez pontos ao intervalo (49-39).

Contudo, na segunda parte, os comandados de Fernando Sá conseguiram impor a sua eficácia ofensiva e intensidade defensiva, o que acabou por ser determinante no 3.º período (11-31), impactando também o resultado final, que ditava vitória dos dragões por 81-96.

Xeyrius Williams foi o jogador em destaque ao registar 25 pontos, oito ressaltos, cinco assistências e dois desarmes de lançamento (36.5 valorização). Na equipa da casa, note-se a partida de Ty Toney com 22 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (22 valorização).

AD Galomar vs. Sporting CP

Na Madeira, disputou-se o encontro entre AD Galomar e o Sporting CP. O primeiro período correu a favor dos anfitriões, que conseguiram adiantar-se no marcador por quatro pontos de diferença (20-16). Porém, no segundo quarto, os leões responderam e com um parcial de 15-28 chegaram ao intervalo a liderar por nove pontos (35-44).

Com o regresso das equipas após o intervalo, os comandados de Nuno Manarte procuravam equilibrar o marcador mas coube aos visitantes controlar o rumo da partida e orientados por Luís Magalhães, assim se sucedeu, com dois parciais de 25-27 e 22-23 a confirmarem o triunfo do Sporting CP por 82-94.

Cat Barber foi o jogador que mais se destacou com 22 pontos, dois ressaltos, três assistências e três roubos de bola (22.5 valorização). Na equipa madeirense, destaque para Nuno Sá com 14 pontos, sete ressaltos, duas assistências e um desarme de lançamento.

Galitos BARREIRO vs. SL Benfica

O SL Benfica deslocou-se ao Pavilhão Municipal Prof Luís de Carvalho para defrontar o Galitos BARREIRO, equipa quetem vindo a causar algumas surpresas aos adversários na segunda metade da época. Na primeira parte predominou o equilibrio, com parciais de 26-21 e 21-27 a separarem os dois conjuntos por apenas 1 ponto ao intervalo (47-48).

Já na 2.ª parte, os pupilos de Norberto Alves conseguiram distanciar-se no marcador depois de um parcial de 21-28. Todavia, a equipa da casa reagiu atempadamente e a 40 segundos do fim encontravam-se a vencer por 90-88. Aí, Trey Drechsel assumiu e concretizou um lançamento de triplo que voltou a colocar os encarnados na liderança, que acabou por se manter e confirmar após lances livres a poucos segundos do fim, resultando numa vitória por 90-95 para as águias.

O jogador que mais se destacou foi o base Trey Drechsel, com 16 pontos, dois ressaltos, sete assistências e três roubos de bola. Na equipa do Galitos BARREIRO, nota para a partida de Rogdree Stein com 18 pontos, oito ressaltos e cinco assistências (23.5 valorização).

CD Póvoa ESC Online vs. Vitória SC

Na Póvoa do Varzim disputou-se a partida entre a equipa da casa e o Vitória SC, numa das partidas mais emocionantes da 19.ª jornada. A primeira parte foi uma luta contínua entre as duas equipas para conseguirem descolar-se uma da outra, ficando apenas dois pontos de diferença no marcador entre os dois conjuntos ao intervalo, após dois parciais de 17-15 e 21-21 (38-36).

De regresso dos balneários, os comandados de Miguel Miranda fizeram usufruto da eficácia de lançamento e com um parcial de 19-27 passaram para a liderança. Porém, nos últimos dez minutos, com o apoio do público, os anfitriões foram impulsionados ofensivamente e defensivamente e conseguiram um parcial exímio de 24-8 para selar a vitória por 81-71.

Marko Loncovic foi o MVP da partida com 11 pontos, oito ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (17 valorização). Na equipa visitante, destacou-se Trey Moses com 11 pontos, 14 ressaltos e  quatro assistências (23 valorização).

Ovarense GAVEX vs. UD Oliveirense

Numa das partidas mais antecipadas da jornada, que viu o duelo aveirense entre Ovarense GAVEX e UD Oliveirense, os dois clubes não desiludiram os fãs que assistiam no pavilhão e em casa. Na primeira parte dividiram-se os parciais, com 11-19 e 25-12, resultando numa vantagem de cinco pontos ao intervalo para a equipa da casa (36-31).

Na segunda parte, o clube de Oliveira de Azeméis conseguiu reduzir a diferença apenas para um ponto após um parcial de 17-24. Assim, separados pela margem mínima, o sabor da vitória foi disputado até ao último segundo, literalmente, com Jonathan Silva a marcar um lançamento debaixo do cesto e a empatar a partida quase no soar da buzina final, seguindo a mesma para prolongamento com um empate a 75-75.

Já no prolongamento e com um notável cansaço por parte dos jogadores e já alguns elementos de ambos os lados com as cinco faltas acumuladas, foi o coração dos atletas a permitir um tempo extra de grande qualidade. Com um parcial de 12-17, foram os visitantes a levar a melhor e a sorrir no final, com o triunfo por 87-92.

Danjel Purifoy foi o jogador que mais se destacou ao registar 27 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (30.5 valorização). Na equipa caseira, nota para Daniel Oladapo com 17 pontos, nove ressaltos e um roubo de bola (19 valorização).

CA Queluz O NOSSO PREGO vs. Imortal LUZiGÁS

Em Queluz, o CA Queluz O NOSSO PREGO recebeu a equipa de Albufeira, o Imortal LUZiGÁS num duelo que começou da melhor forma para a equipa da casa, que ao fim de dois parciais (18-18 e 29-15) já se encontrava a vencer por 14 pontos ao intervalo (47-33).

Contudo, na segunda parte, o clube algarvio não “atirou a toalha ao chão” e fez um terceiro período quase perfeito (7-25), que permitiu chegar aos últimos dez minutos com uma vantagem de quatro pontos. Num último quarto muito disputado, foi mesmo a equipa visitante a levar a melhor e a triunfar por 72-79, deixando a equipa da casa na zona de despromoção.

Destaque para a exibição de Malik Bowman, que registou 16 pontos, cinco ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e dois desarmes de lançamento (24.5 valorização). Na equipa da casa destacou-se Drew Buggs com 10 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola (19 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Clubes | Competições
5 ABR 2025

Mais Notícias