«Rivalidade é saudável»

No próximo sábado, às 21.30, a ilha Terceira vai ser palco de um palpitante duelo de vizinhos.

Competições | Treinadores
19 NOV 2015

O Terceira Basket, líder da Sul da Proliga com 5 vitórias e uma derrota, recebe o AngraBasket, 6º, com 2 triunfos e 3 desaires. Veja nesta notícia o que pensa o treinador do AngraBasket sobre o encontro.

 

O comportamento da equipa até momento está dentro das expectativas? Ou podia e devia ter feito melhor?

 

Perante o orçamento que tínhamos para esta época, e de acordo com o acerto que realizámos na equipa no fim do mês de Outubro, contratando um base, julgo estarmos dentro das nossas expectativas. Penso que a equipa ficou a ganhar com esta troca, com o claro intuito de atingirmos os nossos objetivos previamente traçados, que passam pela manutenção.

 

Este triunfo frente ao Belenenses, até porque foi fora, veio trazer mais estabilidade e confiança à equipa? E se foi fruto de algum tipo de correções e melhorias no vosso jogo?

 

Sim, foi uma boa vitória e que nos trouxe algum alento, considerando os resultados obtidos até então. A equipa entrou muito forte e determinada em alterar os resultados menos positivos que vinha alcançando. Na quase totalidade do jogo fomos disciplinados e cumprimos o planeado. A equipa tem vindo a adaptar-se a uma nova realidade com a vinda do base, o nosso jogo alterou e ganhou outra consistência com este jogador. Julgo que alguns jogadores poderão ter agora uma maior rentabilidade jogando noutras posições onde se sentem mais confortáveis que não a de base.

 

A reduzida rotação da equipa acaba por ser um problema durante os jogos?

 

Tenho à minha disposição 12 jogadores que se encontram sempre disponíveis para ajudar o clube em todos os jogos. Trabalham diariamente para obter a confiança do treinador, e eu, como líder do grupo, tentarei realizar a gestão da melhor forma possível. Colocando sempre os interesses do clube em primeiro lugar.

 

Faz sentido apelidar de derby o jogo entre o Terceira Basket e o AngraBasket? E se os jogadores também sentem de alguma forma essa rivalidade?

 

Acho que sim, acho que podemos, considerando as duas equipas serem da mesma ilha, da mesma cidade. Julgo que um jogo como este poderá ser uma ótima propaganda para a modalidade, com jogadores motivados e com uma boa moldura humana. Espero que seja acima de tudo um bom jogo de basquetebol. Claro que este tem sempre um sabor especial para jogadores, treinadores, dirigentes e público em geral, no entanto, sublinho que, a "rivalidade" existente é saudável.

 

Concorda que o Terceira é uma das equipas mais bem apetrechadas da Zona Sul e que se reforçou muito bem. Ainda assim, considera que é um adversário equilibrado nas suas armas ofensivas? Ou mais perigoso no jogo interior?

 

Sim, concordo. É evidente que, pelo plantel que o TBC formou esta época, luta pelos lugares cimeiros da zona sul, bem como pelo titulo nacional. Com o plantel que o treinador dispõe é perfeitamente possível alcançar o que atrás referi. Sinceramente, julgo que o vão conseguir.

 

Acredita que é possível ao AngraBasket terminar nos primeiros quatro lugares da Zona Sul? E se para que isso aconteça ainda há muito a mudar e a melhorar na equipa?

 

A zona sul da Proliga pauta-se pelo equilíbrio e por vezes ocorrem resultados inesperados o que torna a competição mais emotiva e interessante. Considerando a alteração realizada pelo clube com a inclusão do base como atrás referi, e dado estarmos a estabilizar o nosso jogo ao longo destas últimas semanas culminando com a vitória em Belém, julgo ser possível ficarmos nos 4 primeiros lugares. Temos a plena consciência que não será fácil como já mencionei, só será possível chegar ao playoff com muito trabalho, disciplina, coesão de grupo, humildade e uma grande dedicação.

Competições | Treinadores
19 NOV 2015

Mais Notícias