Rod Nealy: «É um feito enorme»

O norte-americano, que ajudou o V. Guimarães a qualificar-se para o playoff esta temporada, foi eleito MVP da fase regular (juntamente com John Smith, do Vagos), facto que o enche de orgulho.

Atletas | Competições
28 ABR 2010

O jogador diz estar “muito feliz” com a distinção, uma vez que quando chegou ao nosso país estabeleceu como objectivo ser um dos melhores do campeonato

Para um atleta que faz do desporto a sua profissão, ser distinguido com o prémio de jogador mais valioso de uma época regular (MVP) é um feito que terá naturalmente repercussões na evolução da sua carreira desportiva. Para Rod Nealy, vencer o prémio de MVP da Liga Portuguesa de Basquetebol é mais um passo no seu percurso de atleta na busca permanente de melhores condições. “Sempre que se consegue vencer o título de MVP, independentemente da Liga, é sempre um enorme feito. E para mim, isto é realmente especial, porque foi um objectivo estabeleci no meu pensamento desde o dia em que assinei contrato para vir jogar para Portugal. Portanto, só posso sentir-me muito feliz.” Agora que a fase regular chegou ao fim, e podendo fazer um balanço daquilo que foram os meses de trabalho que ficaram para trás, Nealy não tem qualquer dúvida que a escolha da Liga portuguesa para jogar esta temporada foi uma decisão acertada da sua parte. “Em momento algum tive dúvidas que esta não tivesse sido a melhor opção. Sabia que se desse o meu melhor, trabalhasse duro, que tudo iria dar certo. Felizmente, foi isso que aconteceu!” Para alcançar o topo, nenhum atleta pode estar satisfeito com aquilo que faz e deve sempre procurar melhorar algo, evoluir cada vez mais, de modo a tornar-se mais completo e mais capaz. Procuramos saber junto de Rod Nealy se destacaria algum aspecto do seu jogo onde sentisse que tinha evoluído. “Uma área onde tive que melhorar foi a dos turnovers. Havia jogos em que, depois de analisá-los, reparava que tinha cometido 4, eventualmente 6 turnovers, o que para mim era inaceitável.” A época regular já ficou para trás, entrando-se agora numa nova etapa da competição na qual Nealy pretende fazer história. A altura agora é para desfrutar do jogo, onde a única preocupação é vencer jogos. “O playoff é uma nova temporada, onde nós como equipa temos a possibilidade de tentar escrever um novo guião. Estou ansioso para que comece, porque podemos colocar de lado as médias e as estatísticas e preocuparmo-nos apenas em competir, jogando de uma forma livre sem o peso de tentar chegar à média de ressaltos ou marcação de pontos.” Com o final da temporada a aproximar-se, cada vez mais as movimentações no mercado com vista à próxima época se começam a fazer sentir. Existem rumores quanto ao futuro de Rod Nealy, que poderão passar por ficar em Portugal, eventualmente noutro clube. “Bem, tudo pode acontecer. Mas gostaria primeiro de sondar o mercado antes de me comprometer com qualquer equipa. No entanto, gosto do país e julgo que a liga portuguesa é óptima para se competir.”

Atletas | Competições
28 ABR 2010

Mais Notícias