Roteiro cultural em dia de folga do Europeu de sub16 femininos
Receção na Câmara Municipal de Matosinhos e duas visitas guiadas esta segunda-feira
Competições | FPB
22 AGO 2022
O primeiro dia de descanso do Europeu Feminino de Sub16 ficou marcado por várias iniciativas. Tudo começou com a receção do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos aos agentes envolvidos na competição, desde dirigentes da FIBA e da FPB a treinadores e árbitros. Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Manuel Fernandes, presidente da FIBA, e Maja Vukanovic, elemento da FIBA, discursaram e trocaram elogios.
Em declarações à FPBtv, Luísa Salgueiro, que avaliou esta parceria entre a nossa Federação, autarquia e FIBA como “virtuosa”, destacou a importância do momento: “Valorizamos muito a prática do basquetebol, temos duas equipas de referência (GDB Leça e Guifões SC), temos vindo a assistir a um aumento da procura dos jovens por esta modalidade, neste caso ainda mais importante por se tratar do género feminino, que tem menos praticantes. Sublinho a vontade de querermos continuar a ser parceiros e organizar estas competições. Estou de certa de que estas pessoas quererão voltar. Este é 10.º Europeu organizado em Matosinhos, o que significa que temos sido bem-sucedidos, que reconhecem o nosso trabalho. São equipas muito grandes, na Câmara e, sobretudo, na “Matosinhos Sport”, disse.
Já Marta Pontes, vereadora do turismo da autarquia de Matosinhos, classificou a realização deste Europeu como uma “oportunidade estratégica” e abordou os dividendos da mesma: “Temos muitas pessoas que se deslocam, propositadamente, a Matosinhos, que querem levar boas memórias e experiências. Aproveitamos para que as pessoas se fixem, ao máximo, na hotelaria, no nosso alojamento local. Queremos que os visitantes conheçam um pouco melhor de Matosinhos”, vincou, reconhecendo ainda que o município passa por um grande momento em termos turísticos.
De seguida deu-se uma visita guiada às Conservas “Pinhais & Cia”, empresa histórica de Matosinhos fundada em 1920, e nome incontornável no setor.
Patrícia Sousa, responsável do Museu e diretora de marketing da conserveira “Pinhais & Cia”, deu a conhecer a empresa: “Este é um edifício histórico, estamos quase a chegar aos 122 anos. Somos a única conserveira, em Portugal, que mantém o método de produção de conserva de peixe como se fazia na fundação. O grande sonho materializou-se no ano passado, a 2 de novembro, quando começámos a ter visitas guiadas. Qualquer pessoa pode vir cá, provar e cumprimentar a nossa “família”, que faz com todo o gosto estas conservas. Tem corrido lindamente, é um prazer receber as pessoas”, salientou.
Raquel Gomes, responsável de parcerias da “Pinhais & Cia”, revelou que a conserveira já se encontra associada a “operadores turísticos, agências de viagens, guias, navios e cruzeiros”, mas que “está sempre à procura de mais”, tendo dado ainda a conhecer os horários das visitas guiadas.
Ao início da tarde, as atenções estiveram viradas para as Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia, também numa visita guiada pela produção do famoso vinho do Porto da marca.
Foi assim um dia diferente, num roteiro cultural que prendeu a atenção de todos. Esta terça-feira dá-se o regresso do Europeu, com a realização dos oitavos de final. Portugal defronta a República Checa, a partir das 20h45, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. As entradas para o público são livres.