Rui França: “Temos boas perspetivas de obter um lugar na primeira metade da tabela”

O base/extremo, ex-APD Paredes, transferido para o Basket Clube de Gaia, faz um saldo positivo dos primeiros tempos com a nova equipa.

Atletas
8 SET 2020

Atleta versátil, aos 41 anos, Rui França (2.5) agarra um novo desafio, imprevisto, com as cores do Basket Clube de Gaia, formação nortenha que fará, esta época, a sua estreia no principal escalão do BCR nacional. Com mais de duas décadas na modalidade, distribuídas por APD Paredes e APD Porto, acredita que a sua veterania pode acrescentar competitividade a um plantel globalmente inexperiente, onde reencontra o internacional sub22 Miguel Reis (4.0), seu colega na época transata, e Pedro Bártolo, com quem partilhou o balneário nos seus dois clubes anteriores.

 

O que motivou a tua saída da APD Paredes para o Basket Clube de Gaia?
A minha saída de Paredes deveu-se a motivos pessoais e profissionais. Há alturas na vida que devemos tomar decisões por nós e pela nossa família, e foi o que fiz. Nesse sentido, pela proximidade da família e pelo desafio que o Pedro Bártolo me lançou, fez todo o sentido abraçar o projeto do Gaia.

Que metas pessoais traças para a nova época?
Pratico desporto desde os meus 10 anos e sempre me habituei a ganhar. Não é diferente agora, queremos ganhar jogos e chegar o mais longe possível em todas as competições.

Que balanço fazes dos primeiros meses de trabalho com as novas cores?
Claramente positivo! Fui muito bem recebido e temos trabalhado muito e com muita garra. Só com este espírito faz sentido treinar e competir e é o que temos tido aqui no nosso grupo.

Até onde achas que pode chegar o BCG nesta sua estreia no principal escalão do BCR nacional?
Da forma como temos treinado e competido, creio que temos boas perspetivas de ganhar jogos e obter um lugar na primeira metade da tabela.

Terás um papel de mentor face à juventude da equipa e à tua experiência. Que virtudes destacarias no teu jogo? 
É uma equipa com muitos jovens e eu, com a minha experiência, serei mais um a acompanhar e moldar o percurso destes jovens talentosos. As virtudes são sempre difíceis de analisar, mas toda a minha experiência de jogo, aliada a uma garra sempre grande que tenho por vencer, são as minhas principais características.

 

Visitem-nos em www.fpb.pt e sigam-nos no FacebookInstagramTwitterTikTok e YouTube.

Atletas
8 SET 2020

Mais Notícias