Rússia avisa concorrência
A Rússia deixou o aviso que vai ser uma força a ter em conta no próximo Campeonato do Mundo, depois de bater a equipa da casa, a Croácia, no torneio de Zadar.
Competições | FPB
24 AGO 2010
A formação de David Blatt, na sequência do triunfo frente à Jordânia (83-63), a que se seguiu outro diante da Nova Zelândia (65-67), fez prevalecer a sua superioridade sobre os croatas.
O base titular da equipa que o ano passado participou no EuroBasket, Sergey Bykov, converteu com 18 pontos. O homem que talvez é o mais importante no basquetebol russo, Viktor Khryapa, contribuiu com 17, cinco ressaltos e três assistências.Os números que saltam à vista da estatística do jogo são os 19 em 20 da linha de lance livre para a Rússia, enquanto a Croácia concretizou 18 em 26.A Rússia voltou a Moscovo esta segunda-feira e deve partir para Ancara, na Turquia, a meio da semana. A formação orientada pelo técnico Blatt, que necessitou de um wild card para disputar a edição deste ano do Campeonato Mundial, terá a Grécia, Porto Rico, Costa do Marfim, China e a anfitriã Turquia como adversários no Grupo C.Croácia quer ir longeA Croácia, que permanecia invicta nos seus jogos de preparação antes da derrota frente à Rússia, liderou por uma vantagem de sete pontos, mas não foi capaz de tirar partido da pressão do factor casa.O veterano base Marko Popovic encarou o desaire de forma descontraída: “É bom o que aconteceu agora, porque sei por experiência própria que em anos anteriores vencemos muitos torneios e depois nas grandes competições ficamos aquém das nossas expectativas. Vamos à Turquia para jogar o melhor que podemos e vamos ver o quão longe podemos ir.” Croácia vai competir no Grupo B, com os Estados Unidos, Brasil, Eslovénia, Irão e Tunísia.Jordânia em altaA Jordânia, por sua vez, terminou o torneio em alta com uma vitória, por 65-62, sobre Nova Zelândia.Depois de ir para o intervalo com uma vantagem de 33-25, o conjunto orientado pelo nosso bem conhecido Mário Palma, estendeu a vantagem para 51-39 no final do terceiro período.A Nova Zelândia arrepiou caminho reduzindo a diferença para 64-62, mas não conseguiu converter um único ponto nos últimos 60 segundos do encontro.Pelos vencedores, Sam Daghlas registou 17 pontos, enquanto Rasheim Wright e Zaid Abbaas terminaram ambos com 14. A estrela neozelandesa Kirk Penney, que conseguiu 36 pontos, no triunfo sobre a Rússia, terminou com 17 pontos. Tait Lindsay marcou 10, enquanto o veterano extremo Pero Cameron jogou 10 minutos e terminou com dois pontos.A Nova Zelândia saíra derrotada frente à Croácia, no confronto de sábado, 93-88.