Sarajevo acolhe Campeonato da Europa B/C de 2022
A capital da Bósnia-Herzegovina será palco da prova de seleções de 12 a 22 de junho
Competições | Seleções
11 FEV 2022
A cidade de Sarajevo irá repetir o estatuto de anfitriã de um Campeonato da Europa, depois da edição de 2016. Desta feita, a capital da Bósnia-Herzegovina recebe um evento com contornos particulares, uma vez que, pela primeira vez desde que o BCR de seleções continental se estratifica em três patamares, junta as divisões B e C em simultâneo. Tal abre nova oportunidade à seleção portuguesa, que, em 2019, na Bulgária, ficou às portas da divisão B, ao obter um terceiro posto no escalão C.
A competição decorrerá entre 12 e 22 de junho, uma data inusitada para o calendário de provas de seleções. Marco Galego, selecionador nacional, alude às vicissitudes deste agendamento, como a necessidade de “alteração de estágios, em particular daquele que se previa mais longo, a meio de junho, mas também o reajustamento do calendário das provas nacionais”.
O timoneiro da equipa das quinas, que se confessa “um otimista por natureza”, não desmoraliza face aos desafios da preparação e acredita no “potencial dos que serão eleitos para colocar Portugal na divisão B”, pela terceira vez na história, após as subidas de 2007 e 2015. A consecução do objetivo pressupõe o alcance de um dos oito primeiros lugares – correspondentes às seleções futuramente alocadas na divisão B -, num total de dezasseis seleções. À luz do desempenho de 2019, Marco Galego mostra-se convicto da capacidade lusa. “Fomos claramente uma das melhores seleções no torneio. Se estiverem as seleções previstas, temos condições para chegar ao objetivo”, afirma.
Paira, contudo, imprevisibilidade em torno de algumas seleções com cotação e competência para voos mais altos, tais como a Bélgica, crónica candidata a escalar à divisão A, ou a antepenúltima campeã europeia do principal escalão e habitual presença nos Jogos Paralímpicos, a Turquia, cuja participação na última edição, em Madrid, ficou ensombrada pelo surto de Covid-19 na comitiva, que ditou a sua exclusão da prova. Assim, subsiste a dúvida se integrará a divisão B.
Quanto à seleção nacional, continua a sua preparação e concentra-se, de 25 de Fevereiro a 1 de Março, no Centro de Estágios do Luso.
Nota: fotografia da Federação Búlgara de Basquetebol.