Segunda parte de qualidade leva Letónia ao triunfo
França e Espanha somam e seguem no Europeu de Matosinhos
Competições | Seleções
20 AGO 2022
No outro encontro do grupo de Portugal, no Europeu de sub16 femininos, a Letónia alcançou a primeira vitória, depois de ultrapassar a Polónia, que ainda não ganhou, por 77-55.
Na primeira parte, o conjunto polaco chegou a dispor de 13 pontos de vantagem, mas tudo se alteraria com a Letónia a encetar parciais de 17-9 e 21-7 no regresso dos balneários.
O opositor de Portugal, na partida deste domingo, ganhou a luta das tabelas (56-46 em ressaltos) e converteu 11 triplos, com Estere Petrus (20pts, 6res, 2ast, 2rb, 4/6 L2P, 3/3 LL) em plano de evidência. Por seu turno, na Polónia, sobressaiu Lucja Grzadziela (20pts, 5res, 1ast, 1rb, 3dl, 5/10 L3P).
O selecionador letão, Ainars Cukste, era um homem satisfeito, em declarações à FPB: “Estou muito feliz. A Polónia é uma equipa semelhante à Bélgica, em termos de capacidade física e agressividade. O jogo frente a Portugal vai ser muito difícil, nunca alinhámos perante tantos espectadores. Veremos como corre, mas daremos tudo em campo!”, garantiu, enquanto o treinador polaco, Maciej Gordon, se mostrou “desapontado”.
Nos restantes jogos, França e Espanha voltaram a impressionar, frente à República Checa (82-35) e Alemanha (66-32), respetivamente. Também com duas vitórias seguem a Lituânia, que bateu (78-54) a Eslovénia, e a Hungria, que prevaleceu (56-50) frente à Itália. Já a Grécia e a Croácia saboreram o gosto do triunfo pela primeira vez: o conjunto helénico ganhou à Dinamarca por 67-50 e a formação dos Balcãs levou a melhor, diante da Finlândia, por 57-50.
Este domingo joga-se a terceira e derradeira jornada da fase de grupos do Europeu de Matosinhos, com Portugal a defrontar a Letónia, no Centro de Desportos e Congressos, a partir das 18h30.