Seleção de BCR em estreia no Europeu: duelo duro com a anfitriã antes de enfrentar a Suíça

Duelo com os helvéticos está marcado para as 12h30

Seleções
29 JUL 2024

Portugal iniciou hoje a sua caminhada na Divisão B do Campeonato da Europa de BCR, e logo frente à equipa da casa e uma das favoritas à subida, a Bósnia-Herzegovina. O resultado final acabou por não sorrir aos comandados de Óscar Trigo, que depois de uma grande luta caíram em Sarajevo por 77-61.

O esquadrão luso entrou muito forte no jogo e conseguiu terminar o 1.º período a vencer por cinco pontos, 13-17, com Pedro Bártolo a destacar-se logo de início (terminou com 18 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências). “Uma grande primeira parte, brilhante, a maior réplica que já conseguimos dar a uma equipa como a Bósnia-Herzegovina que eu tenho memória”, confessou o internacional A na flash-interview.

No 2.º período, a equipa da casa entrou com o espírito renovado e conseguiu mesmo dar a volta ao marcador: 32-31 ao intervalo, com a eficácia de 2 pontos (a par da maior estatura média dos bósnios dentro do garrafão) em relevo.

Essa mesma eficácia que voltou a castigar os portugueses na 2.ª parte do jogo – apesar da luta portuguesa, foi a Bósnia-Herzegovina que conseguiu colocar a bola no cesto, fechando o 3.º período 57-44. A 13 pontos, Portugal bateu-se e muito para recuperar a desvantagem, mas, apesar dos esforços lusos, com o MVP vermelho e verde em destaque (Ibrahim Mandjam, que terminou com 22 pontos, 2 ressaltos e 1 asssistência, a acompanhar os seus 4 roubos de bola), a Seleção não foi capaz de ultrapassar o poderio físico da equipa da casa.

A par de Pedro Bártolo e Ibrahim Mandjam, Miguel Reis foi outro dos destaques lusos, com 14 pontos, 3 ressaltos e 4 assistências.

Já no sétimo europeu, Bártolo reitera: “A Bósnia esperava que nós fossemos o adversário mais débil do grupo e escolheu-nos com esse propósito para o jogo inaugural. Demos uma excelente réplica, mostrámos que somos capazes, não soubemos anular a altura deles na segunda parte e falhámos um pouco no balanço defensivo, mas pela primeira vez senti que somos capazes de lutar por lugares cimeiros na Divisão B”.

O próximo encontro luso está marcado já para amanhã, dia 30, frente à Suíça, favorita do grupo e principal candidata à subida à Divisão A. Pode assistir em direto aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

Seleções
29 JUL 2024

Mais Notícias