Seleção motivada para embate com a Macedónia do Norte
Ricardo Vasconcelos, Sofia da Silva e Carolina Rodrigues lançaram partida desta quinta-feira
Seleções
8 NOV 2023
Continua a contagem decrescente para o jogo desta quinta-feira, no CDC Matosinhos, entre Portugal e a Macedónia do Norte, embate agendado para as 20h30 e com entrada gratuita – é obrigatório levantar o bilhete aqui. O jogo tem transmissão na FPBtv e n’ABOLAtv.
Na antecâmara da partida, o selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, a capitã da seleção, Sofia da Silva, e a internacional lusa, Carolina Rodrigues, falaram sobre o adversário e a importância deste jogo que dá início à qualificação.
A capitã da equipa das Quinas, Sofia da Silva, afirma que os treinos têm decorrido como esperado: “Os treinos têm corrido bem. O grupo está confiante, acho que tem uma mentalidade diferente quando comparado com fevereiro [última janela de qualificação para o EuroBasket 2023], e acho que isso é o mais importante para enfrentar estes dois jogos”.
“Penso que o grupo está unido e coeso, temos trabalhado bem. Temos que preparar dois jogos importantes num curto espaço de tempo e claro que isso é sempre mais desafiante, mas estamos motivadas”, elabora Carolina Rodrigues.
Para Sofia, o jogo inaugural é fundamental: “Este primeiro jogo é muito importante. Não quero dizer que a Macedónia do Norte é o adversário mais favorável para começar esta qualificação, mas também pode servir como “trampolim” para o jogo de domingo [Ucrânia em Riga, Letónia], que antecipo seja muito mais difícil”.
Ver esta publicação no Instagram
Carolina Rodrigues destaca o trabalho recente realizado pelo grupo: “Este jogo em casa é muito importante, é fundamental começarmos a qualificação com uma vitória, especialmente em casa. Temos de aproveitar o fator casa. O nosso grupo é difícil com excelentes seleções [Macedónia do Norte, Ucrânia e Sérvia], mas queremos mostrar o trabalho que temos vindo a fazer. Acho que tem tudo para correr bem”.
Um jogo com entrada livre para o público, sendo apenas necessário levantar o bilhete aqui, Sofia deixa uma mensagem a todos os apoiantes e adeptos:
“Queria pedir aos adeptos portugueses que viessem ao CDC, que nos apoiassem. Gostava mesmo de ver o pavilhão cheio, sei que é difícil, mas gostava. Há vários anos que tentamos a qualificação e o apoio em todas as janelas é importante. Se puderem, venham apoiar-nos ao CDC Matosinhos. Vamos dar o nosso melhor para jogarmos bem, praticarmos um basquetebol bonito e sair com a vitória”, acrescenta.
O selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, elabora e analisa o adversário desta quinta-feira:
“Esta Macedónia é uma equipa que tem ideias muito claras do jogo que tem de fazer. Perderam a Jelena Antic, uma jogadora muito influente na equipa e não sabemos como vão superar essa alteração. De qualquer maneira, trazem uma poste de EuroLiga, a Merritt Hempe, que tem muitos recursos, é uma jogadora forte a rodar para o seu ombro esquerdo, pode jogar em “roll” e em “pop”. Acho que vão construir o jogo muito à volta dessa atleta”, afirma.
Para o técnico, a defesa assume papel preponderante: “É uma equipa que está abaixo de nós no ranking e por isso é aquela que, em nossa casa, temos todas as condições de, caso sejamos intensos defensivamente, poder ganhar o jogo. Nestas competições, começar com uma vitória é decisivo”.
“Não vai ser fácil, são uma equipa que usa conceitos interessantes para o tipo de jogadoras que tem, mas são, dentro dos adversários que vamos enfrentar, a equipa que tem menos profundidade e menos jogadoras dominantes. Ainda assim, temos de condicioná-las defensivamente para que não entrem num jogo confortável para elas. Esta é uma característica nossa, a intensidade na defesa e que coloca os adversários desconfortáveis”, conclui.