Seleção Nacional de 3×3 femininos prepara qualificação para o Europeu
Vila Nova de Gaia é o "quartel-general" da equipa das Quinas antes do Torneio Big Twelve (19 a 27 de maio)
Seleções
15 MAI 2024
Tendo em vista a preparação no Torneio Big Twelve que se realiza entre os dias 19 e 27 de maio em França, a Seleção Nacional 3×3 de Seniores Femininos irá realizar um estágio de preparação. A primeira etapa da caminhada até à qualificação para a FIBA Europe Cup começou esta quarta-feira e prolonga-se até sexta-feira, com Vila Nova de Gaia a servir de “quartel-general” para a equipa das Quinas.
A Seleção Nacional de 3×3 femininos voltou a reunir-se depois da brilhante prestação ao longo do último Verão e já começou a preparação para a qualificação da FIBA Europe Cup, que se realizará em Copenhaga (Dinamarca), entre 6 e 9 de junho.
Depois do Big Twelve, a Seleção orientada por Francisco Costa vai ainda disputar duas etapas da Women’s Series, em Marselha (França) e Qabala (Azerbeijão), antes de jogar a qualificação para o Europeu. No arranque oficial dos trabalhos da Seleção estiveram presentes João Leitão, Vice-presidente da FPB, assim como o Selecionador Nacional de 3×3 Masculinos, Hugo Salgado. O Pavilhão Municipal de Coimbrões é a “casa” da Seleção durante estes dias que antecedem a deslocação até França.
Finalizado o primeiro treino, que não contou com Márcia Costa Robalo, ainda a recuperar de lesão, Francisco Costa, o novo Selecionador Nacional, apontou baterias à participação no Europeu e mostrou-se agradado pelo empenho das jogadoras convocadas: “Temos de continuar a fazer o trabalho que foi desenvolvido até agora. Dar continuidade a esse processo. No ano passado conseguimos um excelente quarto lugar e a nossa luta agora é para marcarmos novamente presença no Europeu. Estando lá, cada jogo é um “mata-mata”. As atletas são incríveis, não tenho nada a apontar, a não ser o facto de deixarem tudo em campo. Queremos trabalhar quem ainda não está apto para ficarmos na máxima força”, apontou.
No que toca à participação no torneio Big Twelve, Francisco Costa mostrou-se satisfeito por poder contar com este momento de competição com as atletas: “O Big Twelve vai ser bom para nos dar experiência competitiva. É bom para as atletas terem já este contacto. Aqui estão a ganhar ritmo de 3×3, depois de uma época inteira a trabalhar no 5×5. Chegam aqui com os hábitos naturais de 5×5 e no 3×3 há sempre uma ação que se segue. O tempo é mais limitado, o ataque também, a defesa é mais dura, promove mais contactos e o jogo muda. A preparação parece-me a ideal para chegarmos ao Europeu. Queremos avançar etapa a etapa. Vamos a Voiron fazer uma série de jogos, desenvolver o máximo das atletas que nos vai ajudar a criar uma boa equipa para o apuramento”, explicou.
Para o técnico de 38 anos, a equipa das Quinas vai manter o seu ADN com o propósito de voltar a brilhar nos grandes palcos europeus do 3×3: “Esta Seleção vai continuar à imagem dos últimos anos. De faca nos dentes! Qualquer equipa que não nos respeite, nós vamos fazer questão que nos respeite. A ideia passa por continuarmos a desenvolver esta Seleção e a mostrar o nome de Portugal pela Europa fora”, finalizou.
Já no masculino, Hugo Salgado, analisou a preparação da Seleção masculina de 3×3 para a qualificação do Europeu que só arrancará oficialmente no Torneio Big Twelve: “Sabemos que no masculino a calendarização não ajuda. Temos um número limitado de atletas disponíveis, no entanto, tentamos criar o melhor grupo possível e acreditamos que este grupo é bom para trabalhar, para crescer. Integrar novos jogadores na Seleção e trabalhar com ambição para este torneio, mas sobretudo com foco na qualificação para Copenhaga”, explanou.
A convocatória da equipa da Quinas apresenta algumas caras novas algo que, na opinião do Selecionador, reflete o equilíbrio ideal para a Seleção Nacional de 3×3: “Acho que é importante haver um meio termo entre experiência e juventude. Termos um grupo de atletas que queiram cá estar, representar o país, sobretudo na vertente do 3×3. Isso é muito importante. Vamos experimentar jogadores novos que possam trazer coisas diferentes, também para criar essa dinâmica de que isto é um grupo aberto. Todos podem almejar chegar aqui”, disse.
Com menos tempo para preparar o Torneio Big Twelve, Hugo Salgado, não deixa de acreditar no trabalho da Seleção e na possibilidade de conseguir fazer história e apurar Portugal para o Europeu da categoria: “Agora temos o Big Twelve, que nos vai preparar… depois temos uma semana de interrupção, seguindo-se o estágio para preparar a qualificação em Lisboa. Sabemos que vai ser difícil, não temos o melhor ranking, vamos enfrentar seleções muito fortes, mas vamos com uma ambição desmedida para conseguirmos a qualificação inédita para um europeu masculino”, concluiu.
João Leitão, Vice-presidente da FPB destacado para o 3×3, foi o reflexo da confiança dos dois selecionadores no começo da temporada de 3×3: “Temos boas expectativas para este Verão de 3×3. Quando há renovação é normal que haja apreensão face à mudança, mas também há o outro lado… do otimismo face à mudança, com novos métodos, ideias e filosofias, mas acima disso não é uma rutura. Há continuidade, o núcleo duro continua. Isso abre espaço a evoluirmos. Há atletas que já tinham cá estado, outras estão a integrar-se, mas também queremos aumentar a base de atletas que estão elegíveis para praticar esta vertente da modalidade, até para darmos mais opções para o selecionador. No masculino, a entrada do Hugo foi o princípio dessa renovação. Novos atletas, metodologias e visões diferentes para a Seleção”, afirmou.
Ciente das dificuldades que Portugal vai enfrentar, o dirigente federativo confia nas atletas e nas equipas técnicas para voltarem a fazer história de Quinas ao peito: “O nosso compromisso enquanto Federação Portuguesa de Basquetebol é dar aos atletas e equipas técnicas todos os recursos e meios para lutarem pelos melhores resultados possíveis. O objetivo é estarmos nos dois europeus. Este grupo de trabalho é composto por excelentes profissionais. Sabem os patamares que já alcançaram e querem mais ainda”, terminou.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.