Seleção Nacional de Sub 18 Femininos alcança 9.º lugar no Europeu
Portugal obteve a 9.ª posição no Europeu de Sub 18 Femininos - Divisão B, depois de bater a Finlândia por 88-85, num excelente jogo de basquetebol, frente a um adversário contra quem as nossas jogadoras já haviam jogado na Fase de Grupos, tendo na altura perdido.
Atletas | Competições | Seleções | Treinadores
31 JUL 2016
Obrigado por tudo, craques!
De referir que a Suécia venceu esta competição, que se realizou em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina), após se superiorizar à Grécia por 62-47.
Foi um desafio muito emotivo aquele que Portugal e Finlândia protagonizaram na luta pelo 9.º posto da prova, sendo que o equilíbrio imperou durante grande parte do primeiro período. Porém, um parcial de 8-0 favorável às nossas cores ajudou a que a formação orientada por Agostinho Pinto terminasse os dez minutos iniciais com uma vantagem de seis pontos (27-21).
No segundo quarto, Portugal foi conseguindo manter a vantagem, até que perto do intervalo a Finlândia se aproximou no marcador, passando mesmo para a frente graças a um triplo obtido a 25 segundos do descanso , o que deixou o resultado em 43-44 na ida para os balneários, favorável à turma nórdica.
A etapa complementar do desafio foi espetacular, sendo que o terceiro período foi pontuado por permanentes alternâncias no comando do jogo, criando um total clima de incerteza quanto ao vencedor final. Portugal acabou por se superiorizar, entrando para o derradeiro quarto em vantagem (68-65).
A toada manteve-se no período decisivo da partida, com uma enorme emoção. A 04:57 do final, Portugal colocou-se na frente com um avanço de seis pontos (80-74), mas nem aí a vitória ficou mais perto, já que a Finlândia, com um parcial de 6-0, voltou a empatar a contenda. Até ao término do jogo o ritmo foi frenético, com Portugal a assumir-se em definitivo na rota da vitória através de dois lances livres convertidos por Luana Serranho, a 01:21 do final, aos quais se juntou um outro lance livre de Catarina Mateus, que fixou o resultado em 88-85.
Quanto às performances individuais das atletas lusas, de relevar os desempenhos de Mariana Silva (21 pontos), Eliana Cabral (12 pontos e 8 ressaltos), Catarina Mateus (12 pontos) e Maryam Chermiti (10 pontos).