Seleção Nacional de sub16 femininos visita Lar da Santa Cruz

Manhã especial em Matosinhos

Competições | Seleções
18 AGO 2022

Esta quinta-feira viveu-se uma manhã muito especial, com toda a Seleção Nacional feminina de sub16 a visitar o Lar da Santa Cruz, instituição de Matosinhos que acolhe jovens do sexo feminino em situação de risco social.

O Lar da Santa Cruz foi fundado em 1936, com o seu trabalho a passar por proporcionar às jovens estruturas de vida tão aproximadas quanto possível às de uma família, de forma a garantir os cuidados adequados às necessidades individuais e à promoção de condições para um desenvolvimento integral saudável.

Saltaram à vistas as ótimas condições do Lar, a união entre todas as raparigas e a forma como a instituição tenta enquadrá-las nos estudos e num contexto profissional.

A FPBtv testemunhou um momento que não deixou ninguém indiferente, de parte a parte, e ouviu reações.

Liliana Morais, diretora técnica do Lar da Santa Cruz, falou sobre os diferentes contextos em que encontram as jovens, numa “heterogeneidade muito grande”. A diretora referiu que a instituição “não tenta substituir a família”, mas “que tenta promover a união, a partilha”, funcionando como “terapia de grupo”, num “trabalho em comunidade”.

Mariyana Kostourkova, selecionadora nacional de sub16 femininos, confessou-se “arrepiada” depois desta experiência e frisou que “é necessário ver este tipo de realidade”. A treinadora destacou que se tratou de “uma boa lição” e adiantou que o grupo estará sempre disponível para este tipo de ações.

Do lado das jogadoras, Maria Fernandes, capitã de equipa, salientou a simpatia e a forma como foram recebidas no Lar.

 

Competições | Seleções
18 AGO 2022

Mais Notícias