Seleção Nacional de sub16 masculinos participa no Torneio Internacional de Íscar

Seis equipas em prova até 10 de dezembro

Seleções | Treinadores
7 DEZ 2022

O Torneio Internacional de Íscar, em Espanha, cumpre 25 anos. Só foi interrompido pela pandemia há dois anos, mas o regresso está a ser em grande força, onde se destaca o regresso ao sistema de competição com seis equipas. Presentes estão as seleções de Portugal, Grécia e Itália, bem como duas seleções de Espanha (a branca e a vermelha). O quadro fica completo com a presença da equipa anfitriã, a formação de Castilla y León. Este é considerado um dos mais prestigiados torneios espanhóis.

Portugal defrontou a equipa de Espanha (branca), num encontro muito equilibrado que os espanhóis acabariam por vencer por 82-76.

No final, o treinador Paulo Raminhos, que faz parte da equipa técnica nesta prova, fez o balanço do encontro realçando que “fomos competitivos durante todo o jogo”, afirmando ainda o seguinte: “Estamos muito satisfeitos por esse facto. É para nós fundamental enriquecer a bagagem competitiva destes jovens com jogos de elevado nível de dificuldade. Tivemos uma boa capacidade de reação a parciais negativos, demostrando um enorme espírito competitivo”, disse.

Apesar do resultado, o balanço só pode ser positivo. Os jogadores mostraram que conseguiram ser organizados e estruturados, fruto do trabalho realizado durante o verão passado no escalão de sub15.

Por isso, Paulo Raminhos elogiou a atitude da equipa, afirmando que “os nossos atletas suplantaram a diferença de altura em relação aos adversários com garra e capacidade de sofrimento”. “Ofensivamente tivemos percentagens de lançamento baixas, fruto de alguma precipitação na seleção de lançamento. O lance livre foi o nosso principal problema”, analisou Paulo Raminhos.

O facto da equipa nacional poder competir numa prova como o Torneio de Íscar é para todos um orgulho. “Queremos fazer uma prestação ao nosso melhor nível para que muitas mais gerações possam desfrutar desta experiência”, concluiu o técnico português.

A equipa vai agora recuperar para na sexta-feira defrontar a seleção de sub16 de Itália.

Por este torneio já passaram grandes referências do basquetebol espanhol, como são os casos dos jogadores Rudy Fernández, Ricky Rubio ou Marc Gasol.

O programa do evento inclui também um Clinic para treinadores.

Seleções | Treinadores
7 DEZ 2022

Mais Notícias