Seleção Nacional Feminina visitou e encantou IPO de Coimbra
O Basquetebol tornou-se solidário no IPOCFG
Seleção Nacional Feminina
6 FEV 2025
Num gesto de solidariedade e proximidade à comunidade, algumas atletas da Seleção Nacional Feminina visitaram o Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPOCFG). A iniciativa foi proposta às jogadoras Márcia Costa, Inês Viana, Maianca Umabano e Laura Ferreira, que abraçaram a sua realização de sorriso posto e muita conversa para oferecer.
Durante a visita, as atletas não só partilharam histórias como distribuíram também vários equipamentos e presentes diretamente dos armários da comitiva portuguesa. “Ações sociais são sempre extremamente gratificantes” afirma Laura, “para mim receber de volta os sorrisos, especialmente do senhor Aritorino, deixou-me super motivada para ganhar o jogo”, admite a camisola número nove da Seleção Nacional.
A visita contou com a presença de Margarida Ornelas, presidente do Conselho de Administração do IPOCFG, que acompanhou as portuguesas nas diversas alas do hospital. E ainda, do ex-internacional português Fernando Sousa, atleta que representou Portugal no EuroBasket de 2011, e que hoje faz também parte do departamento administrativo do IPOCFG.
“Todas as pessoas que nos apareceram à frente apareceram com muita luz, muita energia e encontrarmos profissionais muito dedicados e comprometidos em realmente ajudar o próximo” contou-nos Márcia Costa. A jogadora acrescenta ainda que: “Somos uns privilegiados por ter oportunidade de estar com estas pessoas num momento tão frágil da vida delas e partilhar um pouco da nossa energia”.
Já com algum receio inicial, Maianca Umabano explica que ficou bastante feliz com a visita: “Na verdade estava com medo de ver coisas piores e ficar abatida, mas não, acho que no fundo nós íamos lá dar alguma alegria às pessoas e eles acabaram por passar alegria para nos também”.
Por fim, e com bastantes adeptos do clube a torcer por ela, Inês Viana confessou que: “É tudo sobre o impacto que nós podemos fazer na vida das pessoas que estão a passar momentos mais difíceis, mas acabou por fazer a diferença no meu dia também”. O sorriso que retirou a alguns utentes foi o que lhe animou a visita e admite que sabe que “mesmo que não nos venham apoiar ao pavilhão nós sabemos que eles estão do nosso lado!”.
No final, todas as partes consideraram esta visita com um balanço positivo e, para se fechar o encontro, fez-se o grito por Portugal entre doentes, jogadoras e equipa médica.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.