Seleção Sub 20 lutou mas não chegou

A seleção de Sub 20 masculinos estreou-se no Torneio Internacional de Anadia com um resultado negativo frente à Bielorrússia (68-73).

Competições | FPB | Seleções
30 JUN 2016

Durante a 1ª parte, a equipa portuguesa teve a capacidade para ir buscar o jogo, mantê-lo em aberto até ao inicio do derradeiro quarto, mas nos últimos 10 minutos não foi capaz de passar para a frente no marcador. Os jogadores portugueses não estiveram felizes nos lançamentos de curta e média distância, e embora tivessem conquistado muitos ressaltos ofensivos e roubado muitas bolas, nem sempre foi traduzido em pontos no cesto adversário.

 

À entrada do 7º minuto de jogo, Portugal perdia por cinco pontos (10-15), mas os instantes finais do 1º período foram favoráveis aos bielorrussos, que alargaram a vantagem (26-14). A equipa nacional viu o adversário dobrar a sua pontuação (30-15), mas treze pontos consecutivos colocam Portugal perto do comando (28-30). O intervalo chegou com a seleção lusa estava a quatro de distância (32-36).

 

No recomeço da etapa complementar, a tendência do jogo não se alterou, com a Bielorrússia a liderar sempre a marcha do marcador, mas sempre por curtas vantagens (52-45). Nos últimos 10 minutos, a seleção portuguesa foi obrigada a ter que correr sempre atrás do prejuízo, chegou a estar em desvantagem na casa das dezenas, mas a pouco mais de um minuto do final ficou a seis pontos (65-71). Seria o melhor que Portugal conseguiu, uma vez que acabou por não ser capaz de dar a volta ao resultado.

 

Apesar de ter perdido a luta das tabelas (39/48), Portugal conquistou 18 ressaltos ofensivos, somou 17 pontos dos 18 turnovers que forçou a Bielorrússia a fazer durante o encontro, mas esteve ineficaz nos tiros de dois pontos (15/45 – 33%). Foram 7, os triplos convertidos por Portugal (27%), mas insuficientes para garantir um resultado positivo.

 

Diogo Brito terminou o encontro com um duplo-duplo (15pts, 10R e 3A), Francisco Amiel (14pts, 4R e 3A) foi o segundo melhor marcador, seguido depois por Nuno Sá (6R) e Pedro Oliveira, ambos com 11 pontos. 

Competições | FPB | Seleções
30 JUN 2016

Mais Notícias