«Será um momento marcante»

O Coordenador do Desporto Escolar mostra-se muito satisfeito com os resultados alcançados pelo projecto 3x3, cuja final nacional vai decorrer na próxima quinta-feira no Terreiro do Paço, em Lisboa.

FPB
12 MAI 2015

“Esperamos que este evento constitua um dos pontos altos destes nacionais, dando ao basquetebol uma notoriedade que a modalidade bem merece”, refere o responsável.

 

 

Para o Desporto Escolar, as finais nacionais serão o culminar de uma intensa atividade anual. Como decorreu este ano letivo? Este projeto continuará a ser uma aposta de futuro?

 

O Desporto Escolar é implementado por 5 Coordenações Regionais do Desporto Escolar. Estas subdividem-se em 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar que são responsáveis pela gestão de proximidade com os 811 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino público e os 220 estabelecimentos de ensino privado e cooperativo que participam regularmente nas atividades do Desporto Escolar.

Para chegarem ao Campeonato Nacional Escolar os Agrupamento de Escolas e Escolas não Agrupadas inscritos no Desporto Escolar tiveram que fazer um percurso dividido em várias etapas. 

No início deste percurso, ou seja na fase local das competições escolares eram 184.000 alunos, na fase regional das competições escolares cerca de10.000, e hoje temos os apurados que irão disputar 117 títulos de Campeão Nacional Escolar.

Saúdo os 2500 alunos, 700 docentes e 869 elementos da organização dos Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, que hoje se iniciam na cidade de Lisboa terminarão no dia 17 de maio.

 

Qual a importância estratégica deste projeto na promoção da atividade desportiva e na educação? A relação com as federações tem sido profícua?

 

O Programa do Desporto Escolar 2013-2017 segmenta a oferta desportiva em níveis (I,II e III). O Projeto Basquetebol 3×3 insere-se no âmbito das atividades de nível I e que se caracteriza por serem  atividades físicas e desportivas que contribuem para o aumento do sentimento de pertença à turma e aos grupos informais que os alunos constituem:

 – Dão continuidade aos conteúdos curriculares de Educação Física;

 – Valorizam o papel da Educação Física ao serviço da Educação;

 – Dão ênfase à inclusão de todos os alunos.

 

Este é um projeto de enorme importância para a FPB. Do ponto de vista do DE, que opinião tem do Basquetebol no contexto deste projeto e da sua implementação.

 

Este projeto tem uma abrangência nacional, cuja necessidade de continuidade se impunha neste ano letivo, pelo que, realizámos todos os esforços para a sua implementação nas escolas. O seu reconhecimento por parte dos profissionais de educação física permitiu-nos um alargado apoio ao nível das nossas diferentes estruturas, sendo o trabalho realizado uma mais-valia na oferta desportiva do Desporto Escolar.

 

Alguma mensagem que queira deixar ao universo do Basquetebol e a todos os participantes no evento?

 

Esperamos que este evento realizado no Terreiro do Paço constitua um dos pontos altos destes nacionais, dando ao basquetebol uma notoriedade que a modalidade bem merece.

Pela sua riqueza em termos pedagógicos, pela qualidade e rigor sempre presente em todos os eventos realizados em cada uma das escolas, estamos convictos que este será um momento marcante para todos os nossos alunos e constituirá uma motivação acrescida para darmos continuidade ao projeto do 3×3.

FPB
12 MAI 2015

Mais Notícias