“É um privilégio esta ser a minha primeira nomeação internacional”
Pedro Maia comenta a sua chamada para a qualificação da FIBA 3x3 U17 Europe Cup
Juízes
13 JUL 2021
O árbitro Pedro Maia foi nomeado pela FIBA para a qualificação da Europe 3×3 U17 Europe Cup, que vai decorrer em Szolnok, na Hungria, a 7 e 8 de agosto.
O juiz luso, em declarações à FPB, não esconde a felicidade pela sua estreia em provas internacionais: “Sinto-me privilegiado pelo facto desta ser a minha primeira nomeação internacional e sinto um enorme contentamento por também poder participar, mais tarde, na fase de qualificação para o FIBA 3×3 U17 Europe Cup, que se irá realizar a 17 e 18 de setembro, em Lisboa. Após a realização do curso FIBA 3×3 em 2019, na Croácia, havia uma natural expectativa de iniciar o percurso internacional de arbitragem 3×3 no verão de 2020. Acontece que, com o aparecimento da Covid-19, à imagem do que aconteceu em Portugal, todos os campeonatos 3×3 na Europa foram cancelados, atirando a perspetiva inicial para 2021. Este ano, a atividade 3×3 da FIBA foi-se retomando gradualmente e, claro, voltou a expectativa de ser chamado a arbitrar”, afirma.
Pedro Maia descreve o formato do apuramento: “Esta prova irá desenrolar-se em Szolnok, na Hungria. Será uma competição de dois dias, onde irão estar presentes as seleções da Alemanha, Dinamarca, França, Israel, Polônia, Áustria, Holanda, Bielorrússia, Lituânia, Ucrânia e Roménia. Haverá uma fase de grupos de três ou quatro equipas. Passam à segunda fase os primeiros dois classificados de cada grupo, onde irão cruzar em eliminatória que apura o vencedor”, detalha.
Para o árbitro português, são vários os aliciantes desta variante do basquetebol: “O formato do 3×3 é totalmente diferente do 5×5. O 3×3 é um jogo mais rápido, mais técnico e jogado com um nível de intensidade superior ao 5×5. São 10 minutos de alta intensidade, onde é permitido bastante mais contacto. As equipas têm apenas 12 segundos de ataque, onde não há lugar para grandes distrações. É jogado apenas numa tabela e normalmente ao ar livre. Uma das diferenças é que, normalmente, nós, árbitros, no 5×5, apenas fazemos um jogo por dia, no qual temos várias formalidades associadas à competição. No 3×3 é menos formal, a indumentária é diferente (arbitramos de calções), temos vários jogos ao longo do dia, o que torna a tarefa do árbitro mais relaxada, isto é, temos 10 minutos de jogo intenso que exige concentração plena, sim, mas no final podemos descomprimir até ao próximo jogo. Os eventos do 3×3 têm uma envolvência muito virada para o espetáculo”, salienta.
O 3×3 tem estado cada vez mais em destaque, e prova disso será modalidade olímpica no Jogos de Tóquio, este verão. Pedro Maia fala do crescimento deste jogo: “a realidade, o 3×3 tem assumido um papel de desenvolvimento do basquetebol a nível mundial, com o slogan “From the streets to the Olympics”. Parte do seu grande sucesso deve-se ao facto dos eventos 3×3 serem disputados ao ar livre e, muitas vezes, em locais icónicos. As regras são muito simples e projetadas para fazer do 3×3 um desporto rápido, espetacular e emocionante. Além disso, todo o ambiente à volta do evento é festivo, com música constante que atrai o público, principalmente o mais jovem. Portugal está a dar os primeiros passos no desenvolvimento do 3×3, tendo já participado em vários eventos da FIBA, sendo que num deles alcançou uma medalha de bronze pela Seleção Nacional feminina 3×3 de sub23, num torneio pré-olímpico, em 2018. No verão 2019, a Federação Portuguesa de Basquetebol criou o Circuito Nacional Open e Challenge, promovendo o 3×3 pelo país. Isto faz-nos acreditar que temos todas as condições para promover e desenvolver o 3×3 em Portugal. Havendo competição 3×3 oficial, Portugal ganhará pontos no ranking internacional e, com isso, mais experiência para poder competir ao melhor nível europeu. Naturalmente, criará, também, mais oportunidades para futuros árbitros portugueses poderem alcançar a internacionalização FIBA 3×3”, conclui.
Rui Valente nomeado para Europeu “Small Countries”
O instrutor Rui Valente foi chamado pela FIBA para o Campeonato da Europa “Small Countries” 2021, que terá lugar em Dublin, na Irlanda, de 10 a 15 de agosto.