SL Benfica conquista Taça de Portugal Masculina

Com uma excelente exibição, o SL Benfica garantiu a 21.ª Taça de Portugal Masculina do seu historial, depois de bater a Ovarense Dolce Vita por 103-51. Os encarnados vencem esta competição, de uma forma consecutiva, desde 2014.

Atletas | Competições | Treinadores
21 MAR 2016

MVP da Final: Daequan Cook (SL Benfica) – 25 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências

 

O SL Benfica puxou dos galões na 67.ª Final da Taça de Portugal Masculina, não dando hipóteses a uma Ovarense Dolce Vita que ainda resistiu durante o 1.º tempo, mas que cedeu na etapa complementar.

 

Perante um público muito entusiasta que proporcionou uma grande assistência no Pavilhão Dr. Salvador Machado, a partida começou de uma forma muito movimentada, marcada por triplos e afundanços de grande qualidade. Até meio do 1.º período, registou-se algum equilíbrio, até que os encarnados se distanciaram um pouco, contribuindo para isso algo que foi constante durante todo o desafio: uma elevada eficácia das águias, incluindo um jogo exterior muito forte.

 

No 2.º quarto o Benfica mateve-se por cima, com grande parte dos seus atletas a revelarem estar de mão quente, em especial Daequan Cook, anotando alguns lançamentos espetaculares. A Ovarense não conseguia aproximar-se no marcador, mesmo que apoiada pelos seus ruidosos adeptos, enquanto do outro lado tudo parecia sair bem aos campeões nacionais. Contudo, à entrada do intervalo, os vareiros ainda se encontravam na luta pela vitória (36-48), numa 1.ª parte na qual o Benfica marcou 10 triplos.

 

Foi no regresso dos balneários que o clube da Luz arrumou com a questão, ao realizar um 3.º período de alto nível, ao passo que a Ovarense quase se eclipsou. Cook, Jeremiah Wilson e Radic não perdoaram, com lançamentos para todos os gostos, sendo que a Ovarense obteve apenas dois pontos em todo o quarto, talvez se ressentindo do grande esforço físico dispendido na véspera, frente ao FC Porto. 

 

Com o resultado a marcar 69-38 no arranque do 4.º período, tudo parecia decidido, o que se confirmou. O Benfica, mesmo com uma grande rotação de jogadores, não se ressentiu, prosseguindo com a excelente eficácia, enquanto a Ovarense se rendeu em definitivo, transformando a parte final do desafio numa quase consagração dos encarnados, que ainda passaram a barreira dos três dígitos, colocando o resultado em 103-51.

 

Em termos individuais, foram vários os atletas do Benfica em grande plano, com destaque para Daequan Cook, o MVP da final (25 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências), sendo que também Ivica Radic (16 pontos e 5 ressaltos) e Jeremiah Wilson (15 pontos e 5 ressaltos) sobressaíram na manobra dos encarnados. Por seu turno, em relação à Ovarense, há a salientar as prestações de Nicholas Novak (13 pontos e 2 ressaltos) e de Raven Barber (11 pontos e 4 ressaltos).

 

Sendo assim, o SL Benfica alcançou a 21.ª Taça de Portugal Masculina da sua história (clube recordista de troféus), naquela que foi a 3.ª vitória consecutiva na competição por  parte das águias.

 

Reações dos treinadores

Tanto os treinadores Carlos Lisboa (SL Benfica) como Felix Alonso (Ovarense Dolce Vita) estavam de acordo quanto à justiça do resultado. "Fizemos um excelente jogo. Conseguimos que a Ovarense marcasse poucos pontos, respeitámos sempre o adversário e todo o público que esteve aqui", afirmou Lisboa após o desafio, concordando ainda com este modelo de competição (Final 8) da Taça de Portugal. Já Felix Alonso era um técnico conformado com o desfecho da partida, mas satisfeito com os seus jogadores: "Quando há uma diferença tão grande não há nada a dizer, temos que dar mérito ao Benfica. SInto-me orgulhoso dos meus jogadores e estou muito agradecido aos nossos adeptos", afirmou.

 

 

Atletas | Competições | Treinadores
21 MAR 2016

Mais Notícias