SL Benfica é o vencedor da 16.ª edição da Taça Vítor Hugo

Competições
22 SET 2024

Decorreu o terceiro e último dia da 16.ª edição da Taça Vítor Hugo,  em Aveiro.

Às 14 horas iniciou-se a final entre o SL Benfica e o Imortal Tcars, jogo que elegeu o SL Benfica como vencedor da 16.ª edição da Taça Vítor Hugo, pela 4.ª vez consecutiva. No final do 1.º quarto as equipas encontravam-se separadas por apenas seis pontos, resultado a tender para as benfiquistas com o marcador a 22-16. Ao intervalo, o marcador apontava 50-33 com as Águias em vantagem perante as adversárias e a um passo de conquistar a sua 4.ª Taça Vítor Hugo.

Na disputa da segunda parte da Final e à semelhança da primeira parte, o SL Benfica continuava por cima do jogo, mas apesar desvantagem no marcador, as algarvias venceram o parcial deste quarto por dois pontos (10-12). Nos últimos dez minutos da partida a equipa do SL Benfica distanciou-se do adversário, conferindo uma vantagem de 30 pontos, acabando a vencer o jogo por 86-56.

Raphaella Monteiro foi a MVP da partida, e de todo o evento, ao somar 13 pontos, duas assistências, nove ressaltos (29 minutos) resultando numa valorização de 25,5 pontos. Do lado do 2.º classificado foi Sydney Mech a jogadora em destaque nesta final ao contribuir com 18 pontos e cinco ressaltos, o que originou 15,5 pontos de valorização.

 

Na cerimónia de entrega de prémios, Sara Ferreira, Vice-Presidente da FPB, e Alexandra Queiroz, Vice-Reitora da Universidade de Aveiro, entregaram, ambas, as medalhas e a Taça ao primeiro classificado, o SL Benfica. A entrega do prémio da MVP foi entregue à jogadora Raphaella Monteiro (SL Benfica) por Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional. Durante o jogo foram também realizadas homenagens a figuras importantes da região de Aveiro. Iniciando pelo Campeão Paralímpico Miguel Monteiro que venceu a medalha de ouro no lançamento de peso F40, nos Jogos Paralímpicos em Paris. Esta homenagem foi realizada por Manuel Matias, Pró-Reitor para a valorização da prática desportiva da Universidade de Aveiro. Na segunda parte do jogo foi realizada uma homenagem surpresa, ao próprio Pró-Reitor, desta vez realizada por Sara Ferreira, Alexandra Queiroz e Bruno Fangueiro, Presidente da ABA.

 

 

 

Na disputa do 3.º e 4.º lugar, a Nave Caixa UA presenciou um duelo entre ilhas, onde o Sportiva Azoris Hotels venceu a equipa do CAB Madeira por 45-33. Bre Scott foi a mvp na vitória das açorianas, onde concretizou 13 pontos, quatro ressaltos, uma assistência e alcançou uma valorização de 16,5 pontos. Em quarto lugar ficaram as madeirenses, onde sobressaiu Maria Lopes com 10 pontos, cinco ressaltos e 8,5 pontos de valorização.

Para iniciar o dia, o Esgueira Basket e o Clube dos Galitos defrontaram-se e a equipa comandada por Luís Araújo saiu vitoriosa ao vencer por 33-36. Maria Neto (21 minutos) foi a jogadora em destaque ao somar 17 pontos, cinco ressaltos e duas assistências, obtendo uma valorização de 21 pontos. Na equipa vencida, Barbara Souza destacou-se com sete pontos, seis ressaltos e três assistências (20 minutos), o que resultou numa valorização de 10,5 pontos.

Como segundo jogo, testemunhámos na luta para a classificação entre 5.º e 8.º lugar, a AD Sanjoanense que saiu derrotada por 27-51 frente à equipa da CRC Quinta dos Lombos. Na equipa vencedora destacou-se, nesta partida e ao longo da competição, Chayana Pinto com 16 pontos, oito ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e 21,5 pontos de valorização. Do lado adversário, Karolina Stawinska sobressaiu com 11 pontos, quatro ressaltos e uma assistência (11,5 val).

 

 

No Pavilhão Prof. Dr. Aristides Hall, o segundo jogo do dia neste recinto deu-se entre o GDESSA Barreiro e o AD Vagos, com a vitória a cair para a equipa do Barreiro por 57-43. Maianca Umabano foi a jogadora que sobressaiu ao pontuar 16 pontos, duas assistências e três ressaltos, resultando numa valorização de 19,5 pontos. Do lado da equipa aveirense foi Mariana Duran Calvete a jogadora que deu nas vistas ao contribuir com 15 pontos, três assistências e dois ressaltos, o que resultou numa valorização de 14 pontos.

 

 

A decisão do o 7.º e o 8.º lugar fez-se entre o Basquete Barcelos HMMotor e o CPN. A equipa comandada por Marco Rodrigues venceu por 32-45, conquistando assim o 7.º lugar na 18.ª edição da Taça Vítor Hugo. A jogadora em destaque foi Carolina Silva com 10 pontos, duas assistências e 11 ressaltos, o que originou uma valorização de 23,5 pontos. Na equipa de Barcelos, que terminou a competição no 8.º lugar, quem se destacou foi Rebecca Taylor, com 13 pontos, três assistências e 13 ressaltos, tendo uma valorização de 25 pontos.

 

A FPBtv esteve no local e falou com alguns intervenientes:

 

Classificação da 16.ª Taça Vítor Hugo:

1.º – SL Benfica

2.º – Imortal Tcars

3.º – Sportiva Azoris Hotels 

4.º – CAB Madeira 

5.º – CRC Quinta dos Lombos

6.º – AD Sanjoanense 

7.º – CPN

8.º – Basquete Barcelos HMMotor

9.º – GDESSA Barreiro 

10.º – Clube dos Galitos

11.º – Esgueira Aveiro

12.º – ABTF Betão Vagos

Terminada a 16.ª edição da Taça Vítor Hugo, as atenções centram-se, agora, nas Supertaças que serão jogadas já no próximo fim-de-semana, dia 28 de setembro, com lugar no Pavilhão Multiusos de Sines.

Supertaça Feminina | 16 horas – SL Benfica vs GDESSA Barreiro

Supertaça Mário Saldanha | 19 horas – SL Benfica vs FC Porto

Ambos os jogos terão transmissão na RTP2 e na FPBtv. É possível adquirir bilhete, válido para ambos os jogos, através deste link.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.

Competições
22 SET 2024

Mais Notícias