SL Benfica perde na Croácia

A derrota do SL Benfica esta quarta-feira, em Zagreb, frente ao BC Cibona (66-74), tornou mais complicada a tarefa dos campeões nacionais chegarem à fase seguinte da Fiba Europe Cup, hipótese que só se coloca sendo um dos dois melhores terceiros classificados da conferência.

Competições | FPB
19 NOV 2015

Este resultado, associado à vitória do Antwerp Giants, definiu que seriam estas duas equipas a passar diretamente nesta fase regular do Grupo G. Os encarnados mantiveram o jogo em aberto até meio do 4º período, mas eficiência dos croatas nos lançamentos de curta e média distância acabou por impedir a tão desejada reviravolta no marcador.

 

Não foi um início de jogo muito promissor, sobretudo do ponto de vista defensivo, já que o Benfica sofreu 25 pontos no 1º período. Os encarnados ficaram desde logo numa situação em que se viam obrigados a ter que correr atrás do prejuízo (13-25), o que não é nada aconselhável a este nível. A diferença pontual entre as duas equipas chegou a ser de vinte pontos (42-22), mas uma boa ponta final dos benfiquistas, sete pontos consecutivos, amenizou o resultado no final do 3º período (32-44).

 

O campeão nacional, já durante o derradeiro quarto, chegou a encostar a seis pontos (56-62), mas um parcial de 7-0 acabaria por ditar o final da boa reação encarnada. Os croatas mostravam-se muito eficazes nas áreas próximas do cesto (62.%), em especial pelo seu jovem poste Ante Zizic (21 pontos e 7 ressaltos), e dominavam a luta das tabelas (44-31).

 

Não que o Benfica tivesse estado mal a lançar de dois pontos (51.7%), mas num jogo equilibrado e decidido em detalhes, não pode desperdiçar 11 lances livres (12/23 – 52.2%). Embora tenha controlado muito bem a posse de bola, apenas 8 turnovers, as águias mostraram-se menos coletivas no ataque (13 vs 21 assistências), e pagaram provavelmente a fatura de o seu cinco inicial ter registado médias de utilização acima dos 30 minutos (4 pontos vindos do banco).

 

O norte-americano Deaquan Cook (22 pontos e 5 ressaltos) voltou à competição e voltou a estar a bom nível, mas nem com a ajuda de Carlos Andrade (14 pontos e 8 ressaltos) e Ivica Radic (12 pontos e 4 resssaltos).

Competições | FPB
19 NOV 2015

Mais Notícias