SL Benfica recebe BC Cibona

Os atuais campeões nacionais voltam a competir nas provas europeias, dando continuidade à aposta feita pelo clube na última temporada, num claro sinal que o SL Benfica quer tentar recuperar o prestígio e a grandeza que já teve no basquetebol europeu.

Competições
26 OUT 2015

No jogo de estreia do Grupo B, os encarnados recebem a visita de um velho conhecido destas andanças, o BC Cibona, um adversário com um passado rico e de sucesso nas competições europeias. O facto de começar em casa, ter a experiência acumulada da época passada, e de o adversário estar a ter um inicio de temporada bastante atribulado, pode contribuir para um arranque positivo dos comandos de Carlos Lisboa na edição deste ano da Fiba Europe Cup.

 

A última vez que estas duas equipas se defrontaram foi a 4 de janeiro de 1996, em Zagreb, e a vitória sorriu aos croatas (64-59), num jogo a contar para a Eurliga. Nessa mesma época, os benfiquistas perderam igualmente em casa (65-79). Na época de 1993-94, os encarnados foram mais felizes, já que bateram, em casa, pela diferença mínima (66-65) o então campeão croata.

 

Tal como o SL Benfica, o Cibona Zagreb procura recuperar o prestígio que já teve no passado nas provas europeias, tendo inclusivamente se cruzado com os atuais campeões nacionais na Euroliga, principal competição do basquetebol europeu. Obviamente que estará eternamente ligado ao nome de Drazen Petrovic, que ajudou o clube a conquistar 14 troféus, uma figura ímpar do basquetebol europeu.

 

O presidente Aleksandar Petrovic está esperançado em conseguir reerguer este clube de referência da Croácia, que tem no seu currículo duas conquistas da Euroliga, nos anos de 1985 e 1986, bem como 18 títulos de campeão nacional, o último dos quais em 2013. Mas o inicio de temporada não tem apontado nesse sentido, sobretudo na Liga Adriática, obrigando mesmo a que já tenham existido trocas de jogadores no plantel.

 

O próximo adversário do SL Benfica assinou dois bases, o norte-americano James Florence, que começou a época ao serviço do Paris Levallois, clube da Pro A francesa, e com o internacional esloveno Nebojsa Joksimovic, que curiosamente na última temporada representou o Krka Novo Mesto, adversário do FC Porto nesta 1ª jornada da Fiba Europe Cup.

 

O experiente base esloveno, que estava sem clube desde o final do Eurobasket, certamente que constituirá uma boa opção para o jogo exterior da equipa croata. Participou em seis jogos da seleção eslovena no Eurobasket, com medias de 2.2 pontos, 1.2 ressaltos e 0.7 assistências, números discretos, tal como o próprio jogador, embora seja um excelente defensor, coletivo, que pode ocupar as várias posições do perímetro, embora se sinta mais confortável a jogar como base atirador.

 

Joksimovic não é o único esloveno do KRKA Novo Mesto a reforçar a equipa croata, já que Jasmin Hukic, 2.04 metros, também se transferiu para o BC Cibona, acrescentando qualidade e experiência europeia à equipa, uma vez que participou, em 2014, na EuroChallenge (9 pontos, 4.4 ressaltos e 2 assistências).

 

Florence, que já tem experiência de jogar na Liga ABA, apenas participou em três jogos na Liga Pro A francesa, com medias de 7.7 pontos, 3 assistências e 2 ressaltos. Em 2013-14, representou o Szolnoki Olaj, campeão húngaro, em cinco jogos da EuroChallenge com um desempenho muito interessante (12 pontos, 3.2 ressaltos e 3.8 assistências). Depois de uma temporada muito positiva ao serviço dos alemães do Braunschweig assinou, em 2014-15, pelo Zadar, o grande rival domestico do Cibona, onde teve a sua melhor época na Europa (15.3 pontos e 3.9 assistências).

 

Outra das grandes referencias do Cibona, é o poste Andrija Zizic, 2.06 metros, que quando mais jovem teve passagens por clubes como Barcelona, Olympiacos, Panathinaikos e Galatasaray, mais recentemente andou por Israel (Maccabi Tel Aviv), e na última temporada em Itália, no Credito di Romagna Forli. Muita experiência, qualidade e poder no jogo interior dos croatas.

Competições
26 OUT 2015

Mais Notícias