SL Benfica vence clássico

No tão aguardado confronto entre águias e dragões, levou a melhor o SL Benfica, que ao bater o FC Porto por 78-64 apurou-se para a final do Troféu António Pratas.

Competições | FPB
26 SET 2015

O domínio encarnado acentuou-se na etapa complementar, fruto da melhoria da equipa na luta das tabelas, tal como o talento e a maior experiência do cinco base comandado por Carlos Lisboa. Mais importante que o resultado fica o regresso dos clássicos no basquetebol nacional, entre duas equipas com uma enorme margem de progressão e que prometem grandes duelos ao longo de toda a temporada. A final jogar-se-á este domingo, às 20.30 horas, com o encontro a merecer honras de transmissão na Bola TV.

 

Apesar de ser uma meia final, o jogo não fugiu às características de um encontro de inicio de época, com as duas equipas a somarem muitos turnovers, 19 no total da 1ª parte. Melhor a equipa do FC Porto na luta das tabelas, facto que lhe permitia mais posse de bola e segundos lançamentos, mas do lado contrário a melhor eficácia dos benfiquistas nos tiros de longa distância valeram-lhe algum ascendente durante a 1ª parte.

 

Os seis triplos convertidos pelos jogadores do Benfica em catorze tentativas (42.9%), foram decisivos para contrariar as alternâncias defensivas utilizadas pelos dragões, zona sempre que a bola era reposta em jogo no ataque encarnado, bem como uma das armas mais utilizadas para contrariar as situações de 2×1 na bola sempre que jogava bloqueio direto.

 

Nada que impedisse os azuis e brancos manter-se na discussão do jogo ao intervalo, perdia por seis pontos (30-36), essencialmente pelo seu bom desempenho na luta das tabelas, e os vinte pontos somados na área pintada, e com boa percentagem (10/15 – 66.7%).

 

Na 2ª parte, o FC Porto continuou a revelar alguma ineficácia no tiro de longa distância, e do outro lado, os benfiquistas passavam a liderar a luta das tabelas (25-21), batiam-se muito bem no ressalto ofensivo (15), e mostravam-se mais rotinados e experientes para jogar um jogo com esta carga emocional. A menos de três minutos do final do 3º período, o Benfica vencia por 52-35, dando a sensação que o jogo lhe fugia, mas Moncho López descobriu no banco soluções. Três triplos consecutivos, 2 de Ferran Ventura que saltou para o jogo, aproximavam os dragões no resultado (48-58), e foram a forma de contrariar a eficácia de Daequan Cook no tiro de longa distância.

 

A meio do último quarto mantinha-se o Benfica no comando, e por uma diferença nos dois dígitos (66-53), com os azuis e brancos a mudarem a sua estratégia defensiva na defesa dos bloqueios diretos, como forma de se tornarem mais agressivos e tentarem solucionar alguns problemas defensivos. Nos minutos finais, a par de alguma desorganização ofensiva dos portistas (muito coração), a qualidade e o talento individual das principais figuras do Benfica, Cook e Mário Fernandes em particular, acabou por segurar a liderança no encontro.

 

A experiência acumulada pelos jogadores encarnados, não só os que transitaram da época anterior, como os novos reforços, acabou por se determinante, se bem que não se pode exigir, nesta fase da temporada, à equipa do FC Porto coesão e rotinas quando ela está numa fase de crescimento.

 

O duo composto por Daequan Cook (20 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) e  Jeremiah Wilson (17 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências) provou que é reforço para os atuais campeões nacionais. O base Mário Fernandes (10 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola) fez uma jogo muito completo e foi importante na forma como comandou a equipa nos momentos finais do encontro.

 

Arnett Hallman (12 pontos, 3 assistências e 2 ressaltos) acabou por ser o melhor marcador do dragões, como resultado da melhoria da sua eficácia no tiro de três pontos. O norte-americano Nick Washburn (10 pontos, 8 ressaltos e 3 roubos de bola) esteve a bom nível na 1ª parte, embora tenha desaparecido um pouco no jogo no 2º tempo. Miguel Queiroz, autor de 11 pontos, acabou por ser dos mais produtivos na equipa azul e branca.

 

 

Competições | FPB
26 SET 2015

Mais Notícias