SL Benfica volta à liderança da série

No encontro 3 da série entre SL Benfica e UD Oliveirense, os atuais campeões nacionais responderam com uma vitória (89-59), fora de casa, à derrota caseira sofrida no jogo anterior.

Competições
14 MAI 2016

Com este triunfo, os benfiquistas recuperaram de novo a vantagem do fator casa, colocaram o adversário sem margem para erro, e passaram a ter dois jogos para tentar fechar a série. A Oliveirense foi capaz de resistir ainda durante a 1ª parte a uma tentativa dos encarnados de cedo fugirem no marcador, mas um mau inicio de 2ª parte hipotecou, quase em definitivo, as aspirações dos comandados de José Ricardo lutarem pela liderança na eliminatória. As duas equipa voltam a encontrar-se este domingo, há mesma hora (18h), no Pav. Salvador Machado, para o jogo 4 das meias-finais da LPB.

 

O jogo começou de forma favorável para a equipa do Benfica (5-0), que a meio do período dispunha da mesma vantagem de cinco pontos (15-10). Erros sucessivos retiravam eficácia ao ataque da Oliveirense que esteve quase quatro minutos sem somar pontos. Os benfiquistas aproveitaram para aumentar a liderança (23-10), e um triplo de Tomás Barroso, o 4º neste período, fixou o resultado do 1º período em 28-14 favorável aos encarnados.

 

Sergi Coll, com 5 pontos consecutivos, deu o mote para que a Oliveirense se aproxima-se no marcador (21-28) no começo do 2º período. Carlos Lisboa parou o jogo, mas o ataque benfiquista, sem sucesso, continuava a apostar nos triplos, bem como acumulava perdas de bola sem lançamento. A equipa da casa tirava partido dos quase 4 minutos em que o Benfica não somou pontos para encostar o resultado a três pontos (25-28). Um triplo de Rui Coelho voltava a colocar a Oliveirense muito próxima da liderança (30-32), que chegou mesmo ao empate (36-36) a pouco mais de 2 minutos do intervalo. Embora perdendo grande parte da sua vantagem pontual, o Benfica conseguiu segurar o comando, e foi para o intervalo a vencer por quatro pontos (40-36).

 

Apesar de o Benfica ter estado bastante melhor no capitulo do lançamento durante os primeiros 20 minutos (50% vs 38%), o facto de ter cometido o dobro dos turnovers (8 vs 4) contribuiu para que a Oliveirense tivesse beneficiado de mais lançamentos de campo.

 

O descanso fez bem aos comandados de Carlos Lisboa que abriram o 2º tempo com um parcial de 15-1, beneficiando de várias situações de contra-ataque para somar pontos fáceis (55-37). Um triplo de Wilson fazia subir a vantagem benfiquista para os vinte pontos (63-43), sem que a Oliveirense conseguisse até final do período recuperar o seu rendimento ofensivo. O Benfica triplicou durante o 3º período a pontuação do seu adversário (27-9), colocando-se numa posição extremamente favorável para abordar o derradeiro quarto (67-45).

 

Nos minutos iniciais do 4º período, os triplos de Radic e Wilson deram em definitivo a tranquilidade necessária à formação lisboeta para os menos de sete minutos que faltavam jogar (75-50). O jogo “arrastou-se” até final, com a vantagem benfiquista a ganhar ainda maior expressão (89-59).

 

O Benfica esteve muito bem a lançar ao cesto (59% de 2pts e 53% de 3pts), converteu 10 triplos, somou 15 pontos em contra-ataque, e finalizou mais vezes na área restritiva (42 vs 26 pontos). O norte-americano, Jeremiah Wilson (25 pontos e 9 ressaltos), ficou a 1 ressalto de um duplo-duplo, mas isso não o impediu de ser o melhor marcador do encontro. Jogo muito positivo de Ivica Radic (17 pontos e 6 ressaltos), bem como de João Soares (10 pontos e 6 ressaltos), Mário Fernandes (11 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) e Nuno Oliveira (10 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências).

 

O espanhol , Sergi Coll (13 pontos e 8 ressaltos) foi o mais concretizador na Oliveirense, num jogo em que coletivamente estiveram mal na finalização (31%), apesar do bom aproveitamento da linha de lance-livre (15/18 – 83%), e dos 11 ressaltos ofensivos conquistados (12 pontos em 2ºs lançamentos). Dusan Sisic (12 pontos e 5 ressaltos) e James Ellisor (11 pontos e 4 ressaltos) terminaram igualmente o encontro na casa das dezenas em pontos marcados.

Competições
14 MAI 2016

Mais Notícias